Livro de contos "Azougue", de autoria de Edmar Ribeiro, será lançado nesta quarta-feira (7) na Reitoria

Imagem: capa do livro AzougueSerá lançado na próxima quarta-feira (7), às 18h, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica), o livro Azougue: contos (Edições UFC, 2019, 108 páginas), de autoria do professor, radialista e jornalista Edmar Ribeiro. Produzido em parceria com a Imprensa Universitária, a obra será distribuída gratuitamente na ocasião.

Primeira obra literária de Edmar, Azougue traz 26 contos de linhagem fantástica, "intensamente cearenses na apreensão dos lugares dos fatos, dos costumes, do modo de falar, enfim, da vida em nosso Nordeste seco e em nosso litoral de imenso mar aberto para o infinito e, ao mesmo tempo, tão universal na compreensão dos sentimentos mais arraigados no coração dos humanos: medo, amor, ódio, esperança, egoísmo, bondade...", escreve a presidenta da Academia Cearense de Letras, Profª Angela Gutiérrez, na introdução do livro.

Ainda segundo Angela, "a leitura deste livro de Edmar Ribeiro oferece a riqueza da unidade na diversidade. Se, por um lado, o autor constrói um clima de estranheza que perpassa todas as estórias, por outro, consegue não se repetir, usando a imaginação para criar diferentes modos de usos do fantástico, como na ficção do realismo mágico com que se costuma classificar grande parte da obra de García Márquez bem de acordo com o modo gracioso com que o escritor colombiano costumava referir-se ao tema, dizendo que não inventara o chamado realismo mágico, a realidade latino-americana é que era assim, mágica”.

SOBRE O AUTOR – José Edmar da Silva Ribeiro é assessor do Gabinete do Reitor da UFC, membro do Conselho Editorial da Edições UFC e consultor do Conselho de Ética da Universidade. É também conselheiro titular do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE) e professor da Escola Superior de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (ESMEC), além de editor-executivo da Revista JUS Cultura.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331