MAUC inaugura as exposições "Panorâmica gráfica" e "Célebres cordéis"

Imagem: gravura da exposição Panorâmica, onde se vê uma cabeça humana se desfazendo em peças de quebra-cabeçaO Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) inicia agosto com duas novas exposições. Neste sábado (3), às 9h, entra em cartaz a mostra Panorâmica gráfica: 25 anos de atividade, dos artistas Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz; e no próximo dia 5, às 14h, será a vez da exposição Célebres cordéis: oralidade e poesia.

Panorâmica gráfica: 25 anos de atividade reúne produções dos artistas Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz feitas no ateliê de gravura da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), onde realizam estudos e cursos voltados às diferentes linguagens de gravura: xilogravura, linóleo, em metal, litografia, entre outras experimentações.

Trazem ainda forte influência da experiência adquirida na residência artística que realizaram no Laboratório Oficina Guaianases de Litografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seus trabalhos, Ipirajá e Silvano mostram o processo de um ateliê de gravura coletivo, no qual os artistas constroem suas obras com os elementos estéticos e conceituais inerentes à singularidade de cada um, mas também permitindo-se influenciar pelo universo do outro.

Silvano Tomaz é um artista que passeia por diversas técnicas, como pintura, escultura, aquarela, gravura e fotografia. Em seus trabalhos, utiliza materiais como palha, cinza, argila, papelão, zinco, madeira, chumbo e pigmentos. Desde a década de 1990, quando iniciou sua carreira artística na cidade de Fortaleza, Silvano participou de exposições e bienais na Espanha, Portugal, Polônia, Argentina, Uruguai, Romênia, Macedônia, entre outros países. Bacharel em Artes Visuais, atualmente Silvano é professor de artes e educação nas escolas municipais e estaduais do Ceará.

Gerson Ipirajá é um artista cearense com forte inspiração em elementos ancestrais como a pintura corporal indígena e os símbolos africanos, mesclada ainda com seu interesse pelos desenhos duros dos ferros de marcar boi a fogo e os ícones celtas. As gravuras que estão na Panorâmica gráfica: 25 anos de atividade já figuraram em exposições bienais e trienais, em que o artista representou o Brasil na Espanha, Portugal, Japão, Polônia, Argentina, México, Uruguai, Romênia, Macedônia e outros.

Panorâmica gráfica: 25 anos de atividade fica em exposição no MAUC até 6 de setembro.

CORDEL – A exposição Célebres cordéis: oralidade e poesia se traduz numa celebração do folclore brasileiro. Reúne cordéis, matrizes e xilogravuras que fazem parte do acervo Imagem: arte de divulgação da exposição "Célebres cordéis", com xilogravura de um pássaro e um cactodo MAUC e datam do fim dos anos 1950 e início dos anos 1960. As obras foram adquiridas pelo então reitor Antônio Martins Filho, fundador do Museu de Arte da UFC.

Organizada pela Biblioteca Floriano Teixeira e pelo Arquivo Institucional, ambos setores ligados ao MAUC, a exposição é resultado de parceria com a biblioteca do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Com a exposição, o MAUC busca promover a arte e a cultura, em especial a literatura de cordel e a xilogravura, e abrir seu rico acervo para o conhecimento não somente da comunidade universitária, mas também da sociedade em geral.

Célebres cordéis: oralidade e poesia fica em exposição no MAUC também até 6 de setembro.

O MAUC está localizado na Avenida da Universidade, 2854, Benfica e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480