UFC esclarece sobre suspensão temporária da reposição de bolsistas

A Universidade Federal do Ceará informa que foi encaminhado, nessa quinta-feira (1º), a todos os gestores de bolsas da Instituição, o Ofício Circular nº 7/2019, da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e da Reitoria. O documento trata da interrupção temporária da substituição de bolsistas em decorrência de vacância e da suspensão da publicação de editais criando novas bolsas.

As medidas ocorrem no contexto do bloqueio de recursos das universidades, anunciado em maio deste ano pelo Governo Federal. Na UFC, o contingenciamento foi de R$ 47 milhões, o que corresponde a 30% do orçamento da Universidade em 2019, aprovado pelo Congresso Nacional.

De acordo com o Ofício Circular nº 7/2019, a partir desta data, vagas de bolsas que estiverem ociosas não poderão ser repostas. A medida é temporária e atinge apenas as modalidades de bolsas pagas com orçamento próprio da UFC (a lista das modalidades será incluída em breve). A suspensão também não tem impacto sobre bolsas ociosas oriundas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cujos recursos não foram atingidos pelo contingenciamento.

A PROPLAD ressalta, ainda, que a iniciativa não significa corte de bolsas hoje ocupadas. Nenhum bolsista hoje em atividade será, portanto, afetado.

Mais informações e esclarecimentos sobre o assunto poderão ser divulgadas nos próximos dias.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331 / Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – fone: (85) 3366 7360