UFC perde uma de suas referências na área do direito: morre o Prof. Álvaro Melo Filho

Imagem: Prof. Álvaro Melo Filho foi diretor da Faculdade de Direito da UFC (Foto: divulgação)Faleceu nesta terça-feira (6) o Prof. Álvaro Melo Filho, ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e atual assessor do reitor Henry de Holanda Campos. O corpo será velado na Funerária Ternura a partir das 13h, com missa às 17h no mesmo local. O corpo será cremado.

Álvaro Melo Filho, que também prestou assessoria ao reitor Jesualdo Farias, ocupou a Direção da Faculdade de Direito por dois mandatos. Era membro da Academia Nacional de Direito Desportivo, do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo e de comissões da FIFA desde 1989.

Foi procurador jurídico-chefe do Banco Central do Brasil e vice-presidente do Conselho Nacional de Desportos, além de assessor da ONU em Direito Desportivo. Integrou as comissões nacionais de Educação Jurídica, de Exame de Ordem e de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB.

Foi professor dos cursos de mestrado e doutorado em Direito Desportivo da PUC/SP e de outros cursos de pós-graduação, inclusive no exterior. Destacou-se, ainda, como responsável pela redação do artigo 217 da Constituição Federal sobre matéria desportiva e participou da elaboração da Lei Zico e da Lei Pelé. Sua produção intelectual inclui 60 livros, individuais ou em coletâneas, além de 213 artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais.

A Universidade Federal do Ceará perde, assim, uma de suas principais referências na área do direito. Em nome de toda a comunidade da UFC, o reitor Henry de Holanda Campos transmite condolências à família enlutada e determina que se observe, na Instituição, luto de três dias.

A Faculdade de Direito divulgou nota de falecimento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331