Professoras da pós em Enfermagem visitam Universidade de British Columbia, no Canadá

Imagem: foto das professoras da UFC em frente a um banner do congressoProfessoras do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará participaram, de 24 de julho a 6 de agosto, de uma missão na University of British Columbia (UBC), no Canadá, como parte das atividades do projeto Tecnologias em Saúde: Ações e Estratégias para Promoção da Saúde, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

As professoras Vera Leitão Cardoso, Thelma Araújo, Ana Fátima Fernandes, Marli Galvão, Cristiana Rebouças, Nirla Guedes e Elisângela Lima, do PPG em Enfermagem da UFC, foram recebidas pelas professoras Wendy Hall, Susan Dahinter, Fuchsia Howard e Suzane Campbell, da Escola de Enfermagem da UBC.

Segundo a coordenadora do projeto, Profª Vera Leitão Cardoso, do Departamento de Enfermagem da UFC, a missão teve o objetivo de planejar e discutir aspectos para o fortalecimento da parceria que já existe desde 2015 entre as duas instituições. Foram pautas de reuniões, por exemplo, o planejamento para a recepção de professores visitantes na UBC em 2020; a ida de estudantes brasileiros para doutorado sanduíche; a vinda de professores canadenses para PPG em Enfermagem da UFC; e o planejamento de pesquisas a serem desenvolvidas de forma conjunta.

Além de reuniões, as pesquisadoras participaram ainda do Sigma's 30th International Nursing Research Congress, evento científico ocorrido de 25 a 29 de julho em Calgary (Canadá). Na ocasião, as professoras da UFC apresentaram oito trabalhos resultantes de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem sobre temas relacionados a promoção da saúde e uso de tecnologias em pessoas com deficiência, recém-nascidos, crianças em idade escolar, pessoas com HIV/aids, entre outras.

"A experiência foi proveitosa para o fortalecimento das relações já existentes entre as duas instituições, numa visão transdisciplinar e colaborativa, com perspectivas exitosas, contribuindo para a internacionalização da pesquisa", destaca a Profª Vera Cardoso.

Realizado pelo PPG em Enfermagem em parceria com o PPG em Ciências Farmacêuticas da UFC e a University of British Columbia, o projeto Tecnologias em Saúde tem como objetivo desenvolver ações e estratégias que contribuam com habilidades individuais, grupais e coletivas em promoção da saúde. A principal estratégia do projeto é fazer uso de tecnologias para melhorar a saúde entre indivíduos de diferentes idades.

Fonte: Profª Vera Leitão Cardoso, do Departamento de Enfermagem – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.