Estudantes de Design e Arquitetura organizam primeira edição do DAUD Apresenta

Foto posada do reitor Henry Campos com os estudantes de Design e Arquitetura da UFCEstudantes dos Cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo, ambos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, realizaram a primeira edição do DAUD Apresenta na tarde desta sexta-feira (9). O evento reuniu exposições e oficinas relativas a projetos de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD). A atividade foi aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Para Jonas Rocha, aluno do 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UFC e um dos organizadores do DAUD Apresenta, a iniciativa surgiu como um indicativo de autonomia estudantil. Ele é bolsista de extensão do projeto Canto – escritório-modelo de Arquitetura e Urbanismo e se somou aos colegas para pensar toda a programação do evento. "A nossa intenção era de nos conhecermos dentro do Departamento, porque muitas vezes a gente não sabe o que fazem os projetos de extensão do nosso próprio curso. Esse é o objetivo do DAUD Apresenta: conhecer o que outros grupos fazem, apresentar o que a gente faz, e, principalmente, integrar cada vez mais os Cursos de Arquitetura e Design", afirmou Jonas.

Segundo o Prof. Roberto Vieira, subchefe do DAUD e coordenador do projeto Fotografia Tátil, todos os docentes do departamento aprovaram a ideia dos estudantes, por perceberem a importância de integrar não apenas calouros, mas também os veteranos dos cursos. "Na semana de recepção aos novos alunos, temos apresentações, palestras, e os alunos fizeram essa proposta de expor os projetos neste último dia. A Universidade produz bastante, e a sociedade, muitas vezes, não conhece o que é produzido. É o primeiro evento, esperamos que continue todo semestre e que cresça", avaliou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Foto do reitor Henry Campos e de estudantes vendo um mapa em um estande O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, parabenizou os estudantes pelo evento e ressaltou o impacto do aprendizado desses projetos na formação e na futura atuação profissional no mercado de trabalho. "O que me chama a atenção é que os projetos têm um olhar muito forte para a responsabilidade social. Todos buscam soluções e aplicações que vão responder a necessidades da sociedade. É uma iniciativa muito louvável, que esperamos ser reproduzida nos outros cursos", declarou o reitor.

Do primeiro DAUD Apresenta participaram representantes dos projetos Laboratório de Estudos da Habitação (LEHAB); Consultec Jr – empresa júnior dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil; Ponto – escritório-modelo de Design; Canto – escritório- modelo de Arquitetura e Urbanismo; Fotografia Tátil; Oficina Digital; Laboratório de Tipografia do Ceará (LTC); Varal – Laboratório de Iniciativas em Design Social; Escritório de Projetos Integrados em Engenharia (EPE), e do Programa de Educação Tutorial do Curso de Arquitetura e Urbanismo (ArqPET).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331