II Encontro de Economia e Finanças do Campus de Sobral teve início nessa terça-feira (13)

Imagem com fundo roxo e em letras douradas II Encontro de Economia e FinançasTem início nesta terça-feira (13) o II Encontro de Economia e Finanças (ECOFIN) do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, com programação que inclui palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e lançamento de livro. O evento prossegue até quinta-feira (15). As inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico. Paralelamente, ocorre a I Feira de Ciências Sociais Aplicadas de Sobral, cujo objetivo principal é fazer com que os estudantes coloquem a teoria econômica na prática.

Para comemorar o Dia do Economista, oficialmente lembrado em 13 de agosto, o secretário-executivo do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Flávio Ataliba Barreto, irá expor sobre "A estratégia de desenvolvimento econômico do Estado do Ceará", em debate que aborda a Reforma da Previdência, agora sob análise do Senado Federal. O secretário será precedido pelo Prof. Vitor Borges Monteiro, coordenador do Curso de Finanças da UFC em Fortaleza, que falará sobre "Mercado de ações: análises e perspectivas".

No quarta-feira (14), o Prof. Rafael Barros Barbosa (FEAAC), fundador do Laboratório de Análise de Dados e Economia da Educação, irá proferir a palestra "Ciência de dados e oportunidades no mercado de trabalho para economistas e financistas". Em seguida, será a vez do debate sobre "Carreiras e organizações: o mercado de trabalho na era do bitcoin", com Frederico Mesquita, fundador da empresa Lis Global.

O último dia do evento (15) traz a palestra da presidenta do Conselho Regional de Economia do Ceará (CORECON-CE), Izabel Colares Maia, sobre "Educação financeira: orçamento sob controle", seguida do pré-lançamento do livro Os 40 ladrões que existem em você: como identificar e superar a autossabotagem financeira, de autoria da Profª Kílvia Helane Mesquita.

A noite ainda reserva a apresentação de dois trabalhos científicos. O primeiro, com a Profª Celina Santos de Oliveira, questiona se "A qualidade e expansão do ensino superior contribuem para o overeducation?: evidências para o Ceará", enquanto o segundo, intitulado "Comportamento do eleitorado frente ao oportunismo dos governantes em anos eleitorais: uma análise para os estados do Brasil", fica por conta de Natanael Soares, egresso do Curso de Finanças de Sobral. O evento será encerrado com a premiação dos trabalhos vencedores da I Feira de Ciências Sociais Aplicadas.

Ao longo dos três dias de evento, os professores Fernando Mayorga e José Weligton Gomes irão ministrar os minicursos "Introdução do software QGIS" e "Introdução ao Software R", respectivamente.

Confira a programação completa do evento.

Fonte: Profª Alesandra Benevides, coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da UFC em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.