Curso de extensão em Plantão Psicológico é iniciado no Campus do Benfica

Imagem: Mesa de abertura do eventoFoi aberto na última sexta-feira (9) o curso de extensão em Plantão Psicológico: Possíveis Ações e Intervenções no Campo da Saúde, realizado pelo Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. O evento, organizado pela Profª Jurema Dantas, aconteceu no Auditório Rachel de Queiroz, no Campus do Benfica, e contou com a presença de profissionais da área da saúde mental. O curso tem apoio da Prefeitura de Fortaleza.

A Profª Jurema Dantas destacou a importância da parceria com a Clínica-Escola de Psicologia da UFC, o Posto de Saúde Anastácio Magalhães, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na construção desse curso de qualificação. "Nosso compromisso é nos renovar, mantendo um olhar humano e sensível e ampliando discursos, práticas, saberes e intervenções. O verdadeiro cuidado se faz nas situações mais adversas, lembrando nossa verdadeira humanidade", afirmou.

O coordenador de Extensão do Campus do Benfica, Prof. Eduardo Girão Santiago, disse que o núcleo de extensão do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade é um dos mais bem avaliados entre os programas da área de humanas, e que o curso é mais um dos frutos oferecidos à sociedade. "É uma forma civilizada, cidadã e honesta de dizer que nessa Universidade se produz trabalho de qualidade para o povo, uma resposta efetiva num momento em que a universidade pública está sob fogo cruzado", afirmou.

Compuseram a mesa de abertura, além de Eduardo Girão Santiago, o professor do Departamento de Psicologia da UFC Aluísio Ferreira de Lima; o conselheiro suplente do Conselho Regional de Psicologia (11ª região), Marcossuel Gomes Acioles; o coordenador Regional de Saúde III da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Walter Wesley de Andrade; o coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Rui de Gouveia; a gerente da Célula de Atenção à Saúde Mental da SMS, Harrismana Pinto; e o psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD III) de Quixeramobim, Edson Peçanha.

O curso terá duração de 60 horas e é voltado para psicólogos da rede de saúde em seus diferentes níveis de atenção. Ao todo, serão 13 módulos ministrados por 15 profissionais nas tardes de sexta-feira no Auditório Rachel de Queiroz, que fica na área 2 do Centro de Humanidades.

Mais informações sobre o curso de extensão em Plantão Psicológico no site do LAPFES.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331