Pesquisador francês realiza aula magna da pós-graduação para plateia no Centro de Ciências

Imagem: Jean-François Bach é secretário perpétuo honorário da Academia de Ciências da França e professor emérito da Universidade de Paris Descartes (Foto: CCSMI/UFC)Recentes estudos têm mostrado uma forte evidência das bactérias presentes no organismo humano na determinação de certas doenças, como as autoimunes. Essa influência, chamada de hygiene hipothesis, foi o tema da aula magna da pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, proferida nessa segunda-feira (12) pelo professor francês Jean-François Bach, um dos maiores nomes da imunologia mundial. Para uma plateia que lotou o auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, o professor percorreu diversos assuntos relacionados a essa hipótese.

"Uma boa parte das doenças autoimunes tem um fator genético. Todavia, mais da metade dos gêmeos idênticos não demonstram as mesmas doenças, embora geneticamente idênticos. A grande sugestão para esse fenômeno é o papel do meio ambiente", discorreu o professor, em uma palestra multidisciplinar.

O palestrante destacou a importância desses estudos, que podem gerar novos tratamentos para doenças do tipo, como diabetes, esclerose múltipla, lúpus e hepatite, e inclusive podem, no futuro, permitir a identificação da predisposição dos indivíduos adquirirem tais enfermidades.

O palestrante Jean-François Bach é secretário perpétuo honorário da Academia de Ciências da França e professor emérito da Universidade de Paris Descartes. Doutor em Medicina e Ciências, o pesquisador, premiado internacionalmente, é autor do livro Tratado de Imunologia. Foi chefe de clínica do Hospital de Paris nos anos 1960 e diretor da pós-graduação em Imunologia da Universidade de Paris Descartes.

Imagem: Plateia lotou o auditório do Centro de Ciências, no Campus do PiciSegundo o reitor Henry Campos, presente ao evento, o tema é novo e de vital importância. "Um dos pontos fortes da palestra é a importância das bactérias na nossa vida. Pouca gente sabe, mas a gente tem apenas cerca de 10% de células humanas no nosso corpo, o resto são bactérias. Elas têm uma importância muito grande, e estão começando a ser descobertas associações a elas como, por exemplo, obesidade, algumas alterações neuronais, possivelmente algumas doenças degenerativas do sistema nervoso central", aponta.

A palestra foi uma promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e do Programa Institucional de Internacionalização da UFC (PRINT-UFC).

Durante o evento, o reitor reforçou aos estudantes, professores e pesquisadores presentes a importância de se defender a universidade pública, gratuita e de qualidade, em um momento em que as instituições federais de ensino superior vêm enfrentando diversas dificuldades de ordem financeira. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, destacou a necessidade de se defender e incentivar a produção científica nas universidades. "A ciência nos ilumina, e a gente tem que ter muito claro o valor que ela tem", destacou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331