Prof. Sulivan Mota, presidente do IPREDE, recebe nesta sexta-feira (27) o Troféu Sereia de Ouro

imagem: foto do prof sulivan motaO Prof. Francisco Sulivan Bastos Mota, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, integra a lista dos escolhidos para receber o Troféu Sereia de Ouro neste ano. A cerimônia está marcada para esta sexta-feira (27), no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

Também receberão a comenda nesta 49ª edição: o artista e Mestre da Cultura Tradicional Popular Espedito Seleiro; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) Iracema do Vale, e o cientista e primeiro diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fernando de Mendonça.

O Troféu Sereia de Ouro é uma homenagem concedida pelo Grupo Edson Queiroz a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Ceará em várias áreas de atuação.

O Prof. Sulivan Mota possui uma trajetória ligada à promoção da saúde da criança. A partir de 2006 passou a presidir o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), um dos maiores projetos de extensão da UFC que, desde 1986, atua na prevenção e no tratamento de crianças com desnutrição e hoje é referência em primeira infância.

Médico formado pela UFC com mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sulivan Mota foi responsável por fundar o Banco de Leite Humano e a Unidade de Neonatologia na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

Também participou da fundação do Ambulatório Integrado de Pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e do Núcleo de Estimulação Precoce (NUTEP). Em 2017, foi agraciado com a Medalha Boticário Ferreira, concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Fonte: Paulo Jefferson Barreto, da Assessoria de Comunicação do NUTEDS/UFC – fone: (85) 3366 8055