Hospital Universitário celebra 60 anos a partir de hoje (19) com maior evento de sua história

Imagem: Para celebrar os 60 anos do HUWC, uma semana com mais de 100 atividades vai envolver diretamente cerca de 4.700 pessoas (Imagem: Divulgação)O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), chega aos 60 anos neste mês de agosto. Para celebrar a data, realizará uma semana de eventos – de 19 a 25 de agosto – com foco em ensino, pesquisa, assistência e extensão. Na programação, solenidade de abertura das comemorações, exposição fotográfica, congresso científico, mutirão de serviços, ato ecumênico e passeio ciclístico. Será o maior evento da história do HUWC.

Em seis dias de intensa programação, serão realizadas aproximadamente 100 atividades, envolvendo diretamente cerca de 4.700 pessoas. "A Universidade Federal do Ceará, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e todos aqueles que fazem o Complexo Hospitalar da UFC se sentem muito felizes e honrados em convidar a comunidade cearense para participar das comemorações dos 60 anos do Hospital Universitário Walter Cantídio", destaca o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Luciano Moreira.

Para o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, "a trajetória percorrida nestes 60 anos foi marcada por um crescimento constante e por uma atuação vinculada ao ensino médico de qualidade e ao cumprimento da missão social. Hoje, o HUWC presta assistência de alta complexidade, destacando-se como um dos centros mais avançados em transplantes renal e hepático. É esse hospital dinâmico, empreendedor e inovador que completa 60 anos de serviços prestados ao Ceará, sempre investindo para ampliar e aprimorar a qualidade do atendimento e, dessa forma, se tornar cada vez mais imprescindível".

Já o presidente da EBSERH, Oswaldo de Jesus Ferreira, considera que "o que se vê, dia após dia, nestes quase seis anos de parceria entre a EBSERH e o HUWC, é a união de esforços para que o hospital continue a ser protagonista de ações que melhorem a vida daqueles que passam por suas portas, seja os acadêmicos e residentes, seja os usuários do SUS. O desejo da empresa é continuar apoiando o HUWC na escrita de sua história, reforçando, a cada oportunidade, quanto essa entidade é motivo de orgulho para nós".

Para organizar a semana foi instituída uma comissão com quase 50 colaboradores do Complexo Hospitalar. "Não poderíamos deixar esta data passar sem celebrar. Mas não estamos falando de festa. Programamos de forma muito especial uma semana de atividades com foco na nossa razão de existir: o ensino, a pesquisa, a assistência e a extensão", afirma Josenília Gomes, médica anestesiologista do HUWC, professora da Faculdade de Medicina da UFC e presidenta da comissão organizadora. Confira a programação completa.

HUWC EM NÚMEROS ‒ Atualmente, o Hospital Universitário Walter Cantídio conta com 198 leitos ativos, 7 salas de cirurgia e 156 consultórios. Contabilizou, em 2018, 6.604 altas hospitalares, 6.616 internações, 251.168 consultas e 5.086 cirurgias. O hospital tem se consolidado como centro de referência para atenção à saúde, formação e aprimoramento profissional nas mais diversas áreas. Além de ser um dos maiores centros de pesquisas clínicas da UFC e do Estado, o HUWC, como unidade acadêmica, destaca-se como a maior sala de aula da Universidade nas áreas da saúde. O Hospital Universitário Walter Cantídio faz parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: (85) 3366 8183