CONSUNI rejeita o programa Future-se na Universidade Federal do Ceará

Imagem: Reitoria da UFCA Universidade Federal do Ceará não irá aderir ao Future-se, programa anunciado em julho pelo Ministério da Educação (MEC) e que prevê mudanças na estrutura administrativa, no financiamento e na gestão orçamentária das instituições federais de ensino superior. A decisão foi tomada pela maioria dos membros do Conselho Universitário (CONSUNI), em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (14).

O membros do Conselho decidiram entre duas propostas. Uma delas propunha acompanhar a posição tomada por servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes em assembleia-geral realizada na última quinta-feira (8). Na ocasião, os representantes votaram, por unanimidade, pela rejeição ao Future-se. Na sessão do CONSUNI, o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), Bruno Rocha, apresentou o resultado da assembleia conjunta.

Esta proposta obteve 21 votos no Conselho, contra 8 votos de outra que sugeria adiar para o dia 6 de setembro a decisão no CONSUNI.

Após a decisão do CONSUNI, o reitor Henry Campos leu a "Declaração dos reitores das instituições federais de ensino superior do Ceará",  sobre o citado programa federal.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331