Núcleo de Estudos Brasileiros promove I Ciclo de Palestras

Imagem: foto do professor Andre HaguetteO Núcleo de Estudos Brasileiros (NEB) do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará promoverá o I Ciclo de Palestras do NEB. As atividades, gratuitas e abertas ao público, terão início nesta quinta-feira (22), às 18h30min, com a palestra “O Brasil e a universidade na atualidade”, a ser ministrada pelo Prof. André Haguette, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. O ciclo contará com sete encontros, a serem realizados de agosto a novembro.

O objetivo do NEB é compreender a presença da filosofia, com suas gêneses gregas, escolásticas e germânicas, no pensamento brasileiro, baseando-se não apenas em trabalhos eminentemente filosóficos, mas também em outros das áreas do direito, economia, antropologia, política, sociologia, literatura e da cultura em geral. O ciclo será composto pelas seguintes palestras:

22/8 – O Brasil e a universidade na atualidade
Palestrante: Prof. André Haguette, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC

5/9 – Ideias para uma epistemologia da filosofia brasileira
Palestrante: Prof. Evanildo Costeski, do Instituto de Cultura e Arte

26/9 – A literatura como elemento da matriz filosófica colonial brasileira
A marca da cultura lusitana no pensamento filosófico brasileiro
Palestrantes: Prof. Daniel Benevides e Prof. Halwaro Carvalho, da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)

10/10 – A economia no Brasil contemporâneo
Palestrante: Prof. Fábio Sobral, do Departamento de Teoria Econômica da UFC

17/10 – Direito no pensamento brasileiro
Palestrante: Prof. Newton Albuquerque, da Faculdade de Direito da UFC

24/10 – Sobre o conservadorismo brasileiro
Palestrante: Prof. Fábio Gentile, do Departamento de Ciências Sociais da UFC

14/11 – A invenção do Brasil no pensamento brasileiro
Palestrante: Prof. Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes, Professor Emérito da UFC

Para participar do ciclo, basta comparecer à primeira palestra e realizar inscrição. Todas as palestras ocorrerão no Instituto de Cultura e Arte, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, sempre às 18h30min. A organização do evento emitirá certificado de participação para aqueles que estiverem presentes em 70% das atividades.

GRUPO DE ESTUDOS – Além das palestras, o NEB organizará no semestre 2019.2 um grupo de estudos sobre Filosofia e Literatura. Os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, a partir das 15h, no ICA. A atividade de abertura do grupo será no próximo dia 21 (quarta-feira), com a participação da Profª Maria Aparecida Montenegro, que apresentará o tema "Uma análise da obra Iracema".

Fonte: Prof. Kleber Carneiro Amora, do Curso de Filosofia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.