60 anos do Hospital Universitário são celebrados em cerimônia na Reitoria

Imagem: O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Luciano Moreira, destacou a importãncia do HUWC para a formação de milhares de profissionais e a atenção à saúde da população (Foto: Viktor Braga/UFC)Um querido sexagenário que gera um misto de admiração, entusiasmo e gratidão entre aqueles que o viram crescer e se renovar constantemente. Esses foram os sentimentos a preencher olhares e sorrisos durante a solenidade comemorativa dos 60 anos do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A cerimônia ocorreu na noite dessa segunda-feira (19), no Auditório Antônio Martins Filho, na Reitoria.

“Esses 60 anos significam muito para a UFC e, particularmente, para a comunidade que um dia frequentou e para aqueles que, por dever de ofício, permanecem laborando naquele magnífico e valoroso ambiente. Significam a formação de milhares de profissionais e a atenção à saúde de milhares de representantes do povo cearense e de estados vizinhos”, disse o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Luciano Moreira.

Ele destacou a dedicação dos milhares de pessoas que trabalham no HUWC, fazendo o equipamento progredir e bater recordes de atendimento, mesmo no cenário de crise dos últimos anos. “O sucesso que essa instituição carrega é diretamente proporcional ao esforço, ao denodo, à dedicação e à competência com que nossa força de trabalho realiza suas atividades no Hospital Universitário Walter Cantídio”, disse Luciano. O superintendente enfatizou ainda o papel de ensino do hospital, formando milhares de profissionais, tanto na graduação quanto nas residências médicas, além de mestrados e doutorados.

Imagem: O reitor Henry Campos se referiu ao HU como “a espinha dorsal do SUS [Sistema Único de Saúde] no Estado”, especialmente em relação a procedimentos de alta complexidade (Foto: Viktor Braga/UFC)ESPINHA DORSAL ‒ O reitor Henry Campos disse que a trajetória do HUWC é marcada por muita luta, “sempre suplantada pelo sucesso e pelo êxito”. Ele avaliou que o equipamento, juntamente com a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), constitui “a espinha dorsal do SUS [Sistema Único de Saúde] no Estado”, especialmente em relação a procedimentos de alta complexidade. “Parabéns a todos que fizeram a história e que fazem o presente dessa grandiosa Instituição”, concluiu.

A diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes, disse que o hospital foi sempre o principal “palco de treinamento dos alunos” e tem desenvolvido papel fundamental na formação e na assistência à população do Ceará. “Algumas atividades desempenhadas no Hospital Universitário são exclusivas dele, como as do nível terciário e quaternário, que são as mais complexas”, explicou.

O papel formativo, com diversas possibilidades na graduação e na pós-graduação, também foi reforçado pela vice-diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Profª Ana Karina Pinheiro. “Temos no Hospital Universitário residências tanto multiprofissionais como também específicas, relacionadas aos três cursos da FFOE, além de diversos projetos de extensão que são desenvolvidos lá, e trabalhos de mestrado e doutorado. Então, o Hospital o Universitário é a maior sala de aula que a Universidade tem”, pontuou.

Veja mais fotos da solenidade no Flikr da UFC

A cerimônia contou ainda com homenagens a várias pessoas representantes de segmentos que ajudaram a construir a rica trajetória do HUWC (confira a lista completa), especialmente da Faculdade de Medicina e da FFOE. Um dos homenageados foi o professor e ex-diretor do hospital Eugênio Lincoln Maia. “É uma satisfação muito grande. O Hospital Universitário Walter Cantídio foi o grande marco da minha vida, onde iniciei como aluno residente, depois passei a ser professor, médico e consegui ser diretor por três vezes. Então, tenho uma gratidão imensa pelo hospital”, alegra-se.

A programação do aniversário de 60 anos do HUWC ‒ que teve início segunda-feira (19) com a abertura de uma exposição fotográfica ‒ segue ao longo da semana. Entre as atividades estão o Congresso Ensino, Pesquisa e Assistência, do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). que tem início nesta terça-feira (20), um mutirão de serviços na quinta-feira (22), um ato ecumênico na sexta-feira (23) e um passeio ciclístico no domingo (25). Veja detalhes da programação no site do HUWC.

Outras informações na revista especial do hospital.

Veja mais sobre as comemorações no vídeo da UFCTV:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331