Hospital Universitário reúne 500 pessoas em passeio ciclístico para celebrar 60 anos de história

Imagem: Pessoas andando de bicicleta, vistas de frente (Foto: Viktor Braga/UFC)Cerca de 500 pessoas participaram do Passeio Ciclístico HUWC 60 Anos de História, que encerrou a semana de atividades destinadas a celebrar as seis décadas de existência do Hospital Universitário Walter Cantídio, unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Participaram do passeio funcionários, professores, alunos, pacientes, familiares e a comunidade em geral.

Realizado pelo HUWC e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o passeio ciclístico partiu do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (acesso pela Avenida Humberto Monte), com ponto de parada rápida na Reitoria da UFC e retorno ao Pici.

Médico pneumologista do Hospital Universitário há cerca de 20 anos, Ricardo Coelho disse que o passeio serviu para, cada vez mais, “entendermos esse amor que a gente tem pelo Hospital Universitário. Para valorizarmos a instituição onde a gente trabalha e toda a importância que ela tem para a cidade de Fortaleza e para o estado do Ceará. O hospital sair dos seus muros faz com que a sociedade conheça mais essa instituição tão importante”, destacou.

Veja mais fotos do passeio ciclístico no Flickr da UFC

Cláudia Teixeira, contadora que trabalha na área administrativa do HUWC, afirmou que o passeio contribuiu para a integração entre as pessoas, especialmente aquelas de áreas diferentes e que, até então, não se conheciam. “Trouxe minha família para compartilhar com eles essa alegria de participar dos 60 anos do HU”, acrescentou ela, ao lado do marido, do filho e do sobrinho. “Acho também que o passeio seria, e foi, uma ótima oportunidade para o meu filho conhecer mais sobre o ciclismo. Foi maravilhoso compartilhar este momento juntos”, comemorou.

Imagem: Mulher com duas crianças e um homem, todos parados, segurando bibicletas (Foto: Viktor Braga/UFC)A enfermeira Rosiane Araújo, do Serviço de Transplante Hepático, que chegou a customizar a camisa para o filho de dois anos, irradiava alegria. “É um momento de comemoração! A família HU faz parte da nossa família. Já tenho o hábito de pedalar com a família. Enzo, de dois anos, e o Gustavo de 11 anos, vieram também”. Gustavo aprovou o passeio: “Gostei muito”, exclamou. A enfermeira levou o filho mais novo na cadeirinha da bike, enquanto o mais velho foi em sua bicicleta.

Na avaliação de Rita Paiva, chefe da Divisão de Enfermagem e integrante da comissão organizadora da Semana #HUWC60Anos de História, foi o melhor momento de confraternização que ela presenciou em 27 anos de atuação no HUWC. “Nós trabalhamos num hospital terciário, muito denso, dedicados em promover a saúde. Por isso mesmo, precisamos do lúdico para que possamos tornar a assistência ainda mais excelente. Necessitamos alimentar a nossa alma. Em 27 anos de história aqui no HU, nunca vi e vivi o que experimentamos ao longo de toda esta semana”, disse, bastante emocionada.

SEMANA COMEMORATIVA ‒ O Hospital Universitário Walter Cantídio dedicou uma semana inteira de atividades para celebrar seus 60 anos de existência entre os dias 19 e 25 de agosto de 2019. Com o tema central “Todas as vidas importam. Todas as vidas ensinam”, a Semana HUWC 60 Anos de História celebrou a maior sala de aula em saúde do Estado do Ceará com uma solenidade de abertura com homenagens (19/08); o Congresso Ensino, Pesquisa e Assistência: experiências bem-sucedidas e desafios do Hospital Universitário Walter Cantídio (20 e 21/08); um mutirão (22/08) com oferta gratuita de serviços especializados à sociedade; um ato ecumênico (23/08) e um passeio ciclístico encerrando a programação no dia 25 de agosto.

Veja a reportagem da UFCTV sobre o passeio:

APOIO ‒ O Passeio Ciclístico HUWC 60 Anos de História foi uma realização do Hospital Universitário Walter Cantídio e do Serviço Social da Indústria (SESI). Com organização geral da RR Esportes e Eventos, a promoção contou, ainda, com o apoio da JA Ciclo; da Tia Sorriso & Animação; do M. Dias Branco; do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); da DNE Diagnósticos Nordeste; da Diagnocel e da Biocore.

NÚMEROS ‒ Atualmente, o Hospital Universitário Walter Cantídio conta com 198 leitos ativos; 7 salas de cirurgias e 156 consultórios. Contabilizou, em 2018, 6.604 altas hospitalares; 6.616 internações; 251.168 consultas e 5.086 cirurgias. O hospital tem se consolidado como centro de referência para atenção à saúde, formação e aprimoramento profissional nas mais diversas áreas. Além de ser um dos maiores centros de pesquisas clínicas da UFC e do Estado, o HUWC, enquanto unidade acadêmica, destaca-se como sendo a maior sala de aula da Universidade na área de saúde.

SOBRE A EBSERH ‒ O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) faz parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação desses profissionais. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: (85) 3366 8183