Mudança no tráfego no entorno da MEAC melhora acesso a equipamentos da UFC

Imagem: Foto de uma via com sinalização de pedestreMotoristas, motociclistas e pedestres que circulam pelo entorno da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), precisam ficar atentos às mudanças no tráfego. É que a Prefeitura de Fortaleza abriu o fluxo da Rua Coronel Nunes de Melo, onde ficam a recepção principal e a entrada para a emergência da maternidade, no bairro Rodolfo Teófilo. Agora, a via tem mão única, no sentido que vai da Rua Costa Mendes à Rua Alexandre Baraúna.

Dessa forma, o fluxo agora está mais intenso, mas com a devida sinalização, que inclui faixa de pedestre elevada e demarcação de vagas para ambulância, táxi e veículos de pessoas com deficiência. A rampa de acesso à MEAC também seguirá o novo sentido de entrada e saída.

“A ampliação da oferta de serviços do Complexo Hospitalar gerou um aumento gradativo do fluxo de pessoas e fez-se necessário um novo planejamento para garantir a acessibilidade e a segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores”, explicou o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Luciano Moreira. Esse reordenamento tem sido planejado por um grupo interinstitucional que reúne profissionais de diferentes categorias e propõe e supervisiona as melhorias.

A mudança, segundo o prefeito do Campus do Porangabuçu da UFC, José Herculano Soares Júnior, faz parte de um conjunto de ações de melhoria do acesso aos equipamentos, que vêm sendo implementadas nessa parceria com o Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, a Prefeitura de Fortaleza e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, entre outros parceiros. “A abertura da via, a recuperação da malha viária, a sinalização horizontal e vertical das vias do entorno do campus, bem como a iluminação pública, são serviços sempre demandados pela gestão do campus. Esperamos que essas intervenções facilitem o acesso de forma organizada e eficiente para os nossos diferentes públicos”, explicou.

No mesmo quarteirão, ficam os acessos às Ilhas (com ambulatórios e a Unidade de Pesquisas Clínicas do Complexo), os ambulatórios de Pediatria, Geriatria, Cirurgia e Traumato-Ortopedia do Hospital Universitário Walter Cantídio, o estacionamento do bloco didático da Faculdade de Medicina e o Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Farmácia. A alteração pegou de surpresa a dona de casa Isabel Sousa, que foi visitar a filha internada na MEAC, mas ela reconhece que a mudança melhorou o trânsito. “Eu vim na semana passada e agora quase entrei na contramão, mas a gente se acostuma fácil e percebe logo que ficou bem mais seguro para todo mundo”, disse.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – fone: (85) 3366 8577