UFC Inova abre prazo para empresas interessadas em comercializar mel de abelha gelificado

Imagem: foto do mel gelificado em uma espátula sendo colocado em uma torradaA Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Ceará (UFC Inova) abriu prazo, até 12 de setembro, para que empresas manifestem interesse na transferência de tecnologia e comercialização de um novo produto desenvolvido na Universidade Federal do Ceará, o mel de abelha gelificado.

O produto é constituído de mel de abelha in natura ou processado, acrescido de hidrocoloides (agentes gelificantes), o que amplia as possibilidades de sua aplicação nas indústrias alimentícia, farmacêutica, química, medicinal e cosmética. O mel gelificado apresenta consistência de geleia e, por não ser fluido, pode ser facilmente espalhado/aplicado em pães, biscoitos e produtos de confeitaria, por exemplo.

Segundo a UFC Inova, o produto foi criado oficialmente pelos seguintes inventores: Profª Márjory Lima Holanda Araújo, do Laboratório de Biotecnologia de Algas e Bioprocessos (UFC), Profª Stella Regina Arcanjo Medeiros, do Curso de Nutrição  da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Prof. Renato de Azevedo Moreira, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

As empresas devem manifestar interesse através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; em seguida, receberão da UFC Inova instruções para a formalização das propostas. Na escolha da proposições, serão considerados os seguintes aspectos: uso pretendido do estudo/tecnologia; prazo de desenvolvimento e comercialização; e contrapartida econômica e financeira. A modalidade de oferta a ser adotada pela UFC é contrato de transferência com cláusula de exclusividade.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC – fone: (85) 3366 9170