Procurar no portal

UFC desenvolve projeto para Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta

imagem: foto de auditório com pessoas sentadas e um homem no palco, apresentando slides projetados numa tela

O Projeto Big Data e Inteligência Artificial, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), entregou as primeiras ferramentas que irão compor o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (Em Frente, Brasil). Criado a pedido do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o projeto foi apresentado no Seminário de Boas Práticas em Tecnologia da Informação Voltadas à Segurança Pública, realizado no dia 20, em Brasília. 

O Projeto, coordenado pelo Prof. José Macêdo, do Departamento de Computação da UFC, desenvolveu ferramentas que possuem, entre outras funcionalidades, análise de manchas criminais, visualização de posicionamento de viaturas em tempo real, acionamento de câmeras, identificação de impressão digital e gestão de policiamentos, aparatos que possibilitarão aos agentes de segurança maior poder de atuação diante das ocorrências.

O produto será utilizado nos estados que formarão o projeto-piloto Em Frente, Brasil: Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco. A intenção é que o projeto chegue a mais oito estados até o fim do ano: Acre, Alagoas, Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O Ceará também receberá a ferramenta, uma vez que o recurso foi criado por entidades do Estado, inspirado nas boas práticas adotadas na cidade de Fortaleza. A Capital manteve por 17 meses seguidos a redução de crimes violentos letais intencionais (CVLI), além de 26 meses consecutivos de diminuição nos crimes violentos contra o patrimônio (CVP) no Estado.

Com mais de 100 pesquisadores e alunos envolvidos, o projeto recebeu aporte de aproximadamente R$ 39 milhões, “recursos que estão sendo aplicados em bolsas para pesquisadores, pós-doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos, além de permitir a contratação de profissionais e especialistas. Isto permite fomentar as pesquisas no Departamento, além de contribuir para melhorar a infraestrutura física”, explicou o Prof. José Macêdo.

EM FRENTE, BRASIL – O Programa tem como objetivo a redução do número de crimes violentos no País, principalmente de homicídios, por meio de articulação entre a União, os Estados e os Municípios. A intenção é implementar um conjunto de ações multidisciplinares e transversais em áreas como educação, esporte, lazer e cultura, a partir de diagnósticos locais que identifiquem os fatores socioeconômicos que tenham correlação com a incidência criminal.

Fonte: Prof. José Macêdo, do Departamento de Computação da UFC – e-mail: f: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300