Professores da UFC são empossados como membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências

Imagem: Foto de dois homens brancos, de paletó e gravata, segurando placas de homenagemA Academia Brasileira de Ciências (ABC) empossou, na última quarta-feira (28), dois professores da Universidade Federal do Ceará: Pierre Basílio Almeida Fechine, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, e Roberto César Pereira Lima Júnior, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. A partir de agora os docentes fazem parte do seleto quadro de membros afiliados da Academia.

A posse ocorreu durante o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC Regional Nordeste & Espírito Santo 2019-2023, em evento realizado no Instituto Internacional de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os membros afiliados são pesquisadores de excelência com menos de 40 anos de idade que integram o quadro da ABC por um período de cinco anos. Atualmente, a UFC possui 19 membros afiliados, dos 52 até então eleitos na região Nordeste e Espírito Santo.

MEMBROS AFILIADOS – Professor de Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, Roberto César Pereira Lima Júnior é graduado em Farmácia (2003) e possui mestrado (2003) e doutorado (2008) em Farmacologia pela UFC. Fez estágio pós-doutoral pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Coordena o Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Câncer (LAFICA-UFC) e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2.

“Creio que fazer tudo com amor, colocando o coração em cada ação, tem suas consequências. Tornar-me membro afiliado da ABC é ter um reconhecimento que não esperava tão cedo. É sentir que o caminho de sonhos, iniciados em momentos inesperados na vida, como no ano de 2002, em que comecei a experienciar a pesquisa, traz uma sensação de plenitude quando de sua concretização”, afirmou o Prof. Roberto.

A emoção também está nas palavras do professor do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC Pierre Basílio Almeida Fechine. Licenciado (2001) e bacharel (2002) em Química pela UFC, tem mestrado (2004) e doutorado (2008) em Química Inorgânica pela mesma instituição. Fez estágio pós-doutoral (2014-2015) em Engenharia de Cristais pela University of Limerick (Irlanda) e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1D.

"Fiz graduação, mestrado e doutorado com bolsa do governo. Mesmo diante de tantos excelentes profissionais, eu ter sido reconhecido só me enche de vontade de aumentar minha dedicação para retribuir tudo o que já recebi. Acredito que ser membro da ABC já é um sinal de que estou no caminho certo", comemorou.

Além dos dois docentes, foram eleitos ainda como membros afiliados da região Nordeste e Espírito Santo: Bartolomeu Cruz Viana Neto, que cursou graduação, mestrado e doutorado em Física na UFC e atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Felipe Bohn e Luiz Felipe Cavalcanti Pereira, ambos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331