Procurar no portal

Reitor anuncia equipe de pró-reitores e prega maior integração entre as áreas da Universidade

Imagem: Reitor, vice-reitor, chefe de gabinete e pró-reitores juntos no jardim da Casa de José de Alencar (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, anunciou, na tarde da última sexta-feira (30), a equipe de pró-reitores que irá compor a Administração Superior da UFC. O anúncio ocorreu na Casa de José de Alencar – equipamento cultural da Universidade. Cândido, que estava acompanhado do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, agradeceu à nova equipe e disse estar feliz por montar um “time de alta qualidade”, que tem competência e compromisso com a Universidade e que trabalhará na “construção de uma nova UFC”.

“Quando digo que estamos construindo uma nova UFC, estou me referindo à realidade que o País e o mundo vivem hoje, que reclama um novo posicionamento de todas as universidades”, afirmou o reitor, acrescentando posteriormente que as universidades são a “pedra angular do desenvolvimento do País” e que sem elas não há futuro. Ele salientou ainda que, apesar das dificuldades, a nova equipe tem total condições de empreender as mudanças das quais, segundo ele, a Universidade precisa.

Falando diretamente aos novos pró-reitores, Cândido Albuquerque disse que é fundamental que haja maior diálogo entre todas as áreas, que se reflita especialmente no planejamento de ações conjuntas entre as pró-reitorias de Graduação (PROGRAD), Extensão (PREX) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Além disso, falou da necessidade de intensificar a atualização de currículos de graduação, de reconhecer o potencial extensionista de algumas unidades e de orientar as pesquisas para que elas tenham mais impacto social. Na assistência estudantil, apontou a necessidade de melhorar o acolhimento aos estudantes.

O reitor disse ainda que é preciso fazer uma gestão de pessoas moderna. “Uma de nossas metas é a valorização do servidor técnico-administrativo, isso é fundamental. Precisamos romper com a ideia de que há uma diferença fundamental entre o servidor administrativo e o servidor docente”, pontuou. Quanto à questão de relações internacionais, Cândido Albuquerque considera que esse tema precisa ser pensado de maneira mais ampla, aliado à inovação e ao empreendedorismo. Em relação ao planejamento, afirmou que é preciso saber antever situações a fim de que a Universidade possa estar cada vez mais preparada para os desafios futuros.

Veja abaixo os nomes e o perfil dos novos pró-reitores e do novo chefe de gabinete:

Fernando Henrique Monteiro CarvalhoChefe de Gabinete: Fernando Henrique Monteiro Carvalho
É servidor técnico-administrativo da UFC desde 1983. Tem especialização em Política e Estratégia pela Associação dos Delegados da Escola Superior de Guerra. Na UFC, foi chefe da então Superintendência de Recursos Humanos (SRH), atual Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), de 2003 a 2015, e, mais recentemente, foi assessor do reitor e secretário-executivo da Comissão de Ética da Universidade até 2019. Exerceu, ainda, as funções de secretário do Departamento de Saúde Comunitária e do Centro de Ciências da Saúde, chefe da Seção de Controle e Orientação Legal (SRH), diretor da Divisão de Assistência ao Servidor (SRH) e diretor do Departamento de Administração de Pessoal (SRH), presidente da Comissão de Dirigentes de Pessoal das Instituições Federais de Ensino Superior e presidente da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar.

Prof. Marcus Vinícius Veras MachadoPró-reitor de Gestão de Pessoas – Marcus Vinícius Veras Machado
Tem graduação (1985) em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Direito (1990) pela UFC. Foi diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFC (1991-1995), pró-reitor-adjunto de Administração (1993-1995), coordenador dos Cursos de Especialização em Controladoria e em Controladoria Governamental da UFC (2005-2010) e ainda coordenador do Fórum Nacional de Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais (1992-1994). Atuou como secretário de Planejamento e Finanças do Município de Caucaia-CE (2007/2008) e presidente do Fórum de Secretários de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza (2007/2008 e 2013/2014).

Imagem: Telma Araújo do NascimentoPró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas: Telma Araújo do Nascimento
Servidora técnico-administrativa da UFC há 24 anos. Tem graduação tecnológica em Gestão da Educação Superior (2008) e em Recursos Humanos (2004), especialização em Administração de Recursos Humanos (2009) e mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Dentre outros cargos, foi diretora da Divisão de Apoio Administrativo da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), além de membra efetiva da Comissão de Enquadramento de Implantação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior na UFC, da Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE, do Comitê de Planejamento da UFC e do Comitê PDI PROGEP.

 

Prof. Almir Bittencourt da SilvaPró-reitor de Planejamento e Administração – Almir Bittencourt da Silva
Professor titular no Departamento de Economia Aplicada da UFC, Almir Bittencourt está à frente da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) desde 2017. Graduado (1974) em Economia pela UFC, possui mestrado (1998) e doutorado (2004) em Economia pela mesma instituição. Foi reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de 1990 a 1994, coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da UFC (2007-2011), pesquisador institucional da UFC (2007-2011) e secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (2011-2014).

 

 Profª Geovana Maria Cartaxo de Arruda FreirePró-reitora de Assuntos Estudantis – Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire
Graduada (1993) em Direito pela UFC, a Profª Geovana Cartaxo cursou mestrado (1998) na área de Direito e Desenvolvimento e fez doutorado (2014) em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua especialmente em temas como ciberdemocracia, direito ambiental, plano diretor, legislação urbana e desenvolvimento sustentável. Em agosto de 2017, assumiu o cargo de ouvidora da UFC.

 

 

Prof. Jorge Herbert Soares de Lira Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – Jorge Herbert Soares de Lira
Graduado (1995) em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba, tem mestrado (1997) e doutorado (2000) em Matemática pela UFC. Fez estágios de pós-doutorado na Université de Tours, Université Paris VII e Stanford University. Coordenou o Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (PRONEX) do Núcleo de Análise Geométrica de 2011 a 2015 e o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC de 2010 a 2012. Em 2013, recebeu o prêmio Young Scientist da TWAS-ROLAC na área de Matemática. Foi pró-reitor- adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação até 2019.

 

Profª Ana Paula de Medeiros RibeiroPró-reitora de Graduação – Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Mestra e doutora em Educação Brasileira, é professora do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da UFC. Foi coordenadora da área de avaliação externa do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC (2007-2011), coordenadora de supervisão do ProJovem Urbano nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí (2008-2011), coordenadora pedagógica do Programa Palavra de Criança, coordenado pelo UNICEF (2008-2016), e coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da PROGRAD, dentre outros cargos. É membra da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

 

Prof. Augusto Teixeira de AlbuquerquePró-reitor de Relações Internacionais – Augusto Teixeira de Albuquerque
Tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado (1999) e doutorado (2007) em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo. Passou um período na Universidade de Nebraska (2006) como parte do programa de estágio internacional de doutorado. É professor associado do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da Universidade Federal do Ceará e foi pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração até 2019.

 

Profª Elizabeth De Francesco DaherPró-reitora de Extensão – Elizabeth De Francesco Daher
Professora titular do Departamento de Medicina Clínica da UFC, Elizabeth De Francesco Daher é bolsista pesquisadora do CNPq nível 1B. Tem graduação (1983) em Medicina pela UFC e mestrado (1992) e doutorado (1999) em Medicina (Nefrologia) pela Universidade de São Paulo (USP). Foi vice-coordenadora do Curso de Medicina e coordenadora do internato da Faculdade de Medicina da UFC de 2010 a 2018. Recebeu Medalha de Honra ao Mérito do Conselho Regional de Medicina do Ceará em 2017.

 

 

 

Conteúdo extra: assista à reportagem da UFCTV

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300