App de alunos da UFC em Quixadá para pessoas com baixa visão participa do Concurso Apps.Edu

Imagem: foto de um estudante sentado com óculos observando o professor dando explicações na lousa dentro de uma sala de aulaO VREye, aplicativo desenvolvido por estudantes do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, foi selecionado para participar do V Concurso Apps.Edu. O evento ocorrerá de 12 a 14 de novembro, no Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), em Brasília.

A competição nacional tem como objetivo diagnosticar problemas que afetam a educação no Brasil e propor soluções tecnológicas para o progresso da educação e do empreendedorismo digital. O concurso ocorrerá em duas fases. A primeira está marcada para 12 de novembro, quando os participantes apresentarão seus produtos e protótipos para o público do evento e para uma banca de avaliadores. A comissão selecionará os finalistas, que apresentarão os trabalhos na etapa final, a qual ocorrerá no dia seguinte. A premiação será no dia 14 de novembro, no CBIE.

A equipe da UFC em Quixadá está fazendo uma campanha on-line para garantir a participação dos dois estudantes no concurso. O valor arrecadado será para custear inscrições, passagens, hospedagens, alimentação e transporte durante o evento, que ocorrerá em Brasília.

VREYE – Desenvolvido pelos estudantes Marcelo Martins da Silva e Jeimison Moreno Lima, sob orientação do professor Wagner Al-Alam e da coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus da UFC em Quixadá (INOVE), Roberta Dutra, o VREye é um aplicativo de realidade aumentada que auxilia pessoas com deficiência com baixa visão em atividades educacionais, como ler e visualizar gráficos.

A ideia surgiu com o objetivo de auxiliar um colega de turma que perdeu parte da visão durante as férias. Segundo os estudantes, a tecnologia, capaz de ampliar o campo de visão por comandos de voz, está em fase de prototipagem e deve, futuramente, ser disponibilizada gratuitamente.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.