Reitor empossa novos pró-reitores e titulares da Chefia de Gabinete e da Secretaria de Governança

Imagem: Reitor e os empossados juntos, lado a lado, na parte da frente do auditório, posando para foto (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, deu posse à nova equipe de pró-reitores da Instituição em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC em Messejana. Na ocasião, também foram empossados os titulares da Chefia de Gabinete, Fernando Henrique Carvalho, e da Secretaria de Governança, Prof. Marcos Costa Holanda.

Chamados em ordem alfabética para a assinatura dos respectivos termos de posse, os integrantes da nova gestão receberam os cumprimentos do reitor e do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Em discurso durante a cerimônia, o Prof. Cândido Albuquerque agradeceu aos integrantes da nova equipe por terem aceitado seu convite, reforçando o compromisso e a responsabilidade que devem assumir para honrar os postos que agora passam a comandar. “Vivemos um contexto mundial, nacional e local muito difícil, portanto, precisamos de união. É preciso buscar qualidade e a união é fundamental neste processo. A sociedade conhece a UFC e espera muito dela. Já somos referência, mas precisamos avançar ainda mais”, apontou.

MODERNIZAÇÃO E DIÁLOGO – O reitor destacou, ainda, os eixos que considera fundamentais para o crescimento da Universidade: inovação, empreendedorismo e internacionalização. A melhoria da estrutura administrativa da instituição também foi apresentada pelo Prof. Cândido Albuquerque como caminho para a busca de mais eficiência na Universidade.

Albuquerque anunciou a criação de um núcleo estratégico, que ficará responsável por elaborar o plano de ação da nova gestão. Ele convocou os novos gestores a apresentar, em até 20 dias, três propostas prioritárias que representem modernização nas pró-reitorias. As sugestões serão compiladas em reunião conjunta da equipe.

O reitor defendeu, por fim, o estreitamento do diálogo da Universidade com a sociedade civil. “Precisamos saber como a sociedade nos identifica e o que ela espera e quer da UFC. Somos atividade-meio e não podemos ficar isolados dentro das nossas estruturas. Precisamos ouvir a sociedade, pois ela é nossa mantenedora. Estabelecer esse diálogo é absolutamente fundamental”, defendeu.

SECRETARIA DE GOVERNANÇA – O Prof. Marcos Costa Holanda é docente do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC. Ele é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1987) e doutor na mesma área pela Universidade de Illinois (1993). Foi fundador e primeiro diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e também presidente do Banco do Nordeste (BNB), de 2015 a 2017.

Veja a relação completa dos empossados:

Chefe de Gabinete: Fernando Henrique Monteiro Carvalho
Pró-reitora de Assuntos Estudantis: Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire
Pró-reitora de Extensão: Elizabeth De Francesco Daher
Pró-reitor de Gestão de Pessoas: Marcus Vinícius Veras Machado
Pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas: Telma Araújo do Nascimento
Pró-reitora de Graduação: Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Jorge Herbert Soares de Lira
Pró-reitor de Planejamento e Administração: Almir Bittencourt da Silva
Pró-reitor de Relações Internacionais: Augusto Teixeira de Albuquerque
Secretário de Governança: Marcos Costa Holanda

Confira o vídeo da UFCTV com a cobertura da posse dos novos pró-reitores:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331