Integrante do Laboratório de Dança e Multimídia da UFC realiza missão em Portugal

Imagem: Foto de alunos e professores em PortugalO coordenador do Midiadança: Laboratório de Dança e Multimídia da Universidade Federal do Ceará, Prof. Leonel Brum, participará, de 10 a 15 de setembro, de uma missão na Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal, como parte das atividades do projeto Technologically Expanded Performance (TEPE), desenvolvido pelas duas instituições.

De acordo com o Prof. Leonel Brum, que coordena o projeto no Brasil, a ideia é levar as “propostas de artistas e pesquisadores brasileiros para serem discutidas em conjunto com a equipe portuguesa” e definir os próximos passos do projeto, que seguirá até 2021. A primeira missão do grupo ocorreu no mês de julho, com a ida dos professores Leonel Brum, Paulo Caldas e Thaís Gonçalves a Portugal.

O TEPE é um projeto interdisciplinar que adota o conceito de tecnologia em sentido operativo, enquanto estratégia de ampliação das possibilidades dos corpos em movimento. A ideia é pensar as cidades de Fortaleza e Lisboa a partir das ideias de intervenção urbana e sonoridade. No Brasil, o projeto conta com o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Confira a entrevista que os professores Leonel Brum e Paulo Caldas, dos Cursos de Dança da UFC, concederam ao Projeto Laboratório de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte da UFC sobre o Midiadança e o TEPE.

BIENAL – Além da missão em Portugal, o Prof. Leonel Brum participará da Bienal de las Artes del Cuerpo, Imagen y Movimiento, que ocorrerá de 27 de setembro a 6 de outubro em Madri (Espanha). O evento é organizado pela Rede Ibero-Americana de Videodança (REDIV), da qual o Midiadança faz parte.

Na ocasião, Leonel Brum irá coordenar o seminário Corpo, Imagem e Movimento, espaço de debates sobre temas diversos que envolvem o fazer do cinema, da performance, da videodança e da videoarte, e as criações que contemplam as artes do corpo e suas relações com a imagem e o movimento.

Fonte: Prof. Leonel Brum, coordenador do Midiadança UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.