Sistema de Bibliotecas da UFC lança cartilha com dicas de preservação de acervo

Logomarca da Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da UFCO Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará lançou, nesta segunda-feira (9), uma cartilha de cuidados com os livros. A ação faz parte da XI edição da Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da UFC, atividade iniciada em março deste ano e retomada agora em setembro com o objetivo de incentivar a preservação do material bibliográfico abrigado nas bibliotecas da Universidade.

De forma didática, o documento apresenta práticas que contribuem para a permanência dos acervos. A cartilha orienta, por exemplo, sobre como manusear livros e documentos e a forma de organizá-los em estantes. “São ações destinadas a minimizar a deterioração química ou física das obras e evitar a perda de conteúdo informacional”, destaca a cartilha.

Com o lema “Cuide do livro, preserve o saber”, a Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da UFC pretende reforçar a importância de cuidar dos materiais das bibliotecas. Além da cartilha, o Sistema de Bibliotecas divulgará, até o fim deste mês, via e-mail e mídias sociais, conteúdos informativos sobre boas práticas de uso dos acervos.

Mais informações no site do Sistema de Bibliotecas da UFC.

Fonte: Divisão de Preservação do Acervo do Sistema de Bibliotecas da UFC – fone: (85) 3366 9506