Representante da Universidade de Columbia visita UFC; parceria deve ser firmada em breve

Imagem: foto com reitor, representante da universidade de Colúmbia e outras pessoas sentadas em torno de uma mesa, numa sala com estantes com livros ao redorO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu, na tarde desta segunda-feira (9), o Prof. Scott Rubin, da Teachers College ‒ unidade de Pós-Graduação em educação, saúde e psicologia da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. O encontro, que ocorreu na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC em Messejana, marcou o início do diálogo com vistas à formulação de uma parceria entre as duas instituições, a ser discutida e formalizada nos próximos meses.

Segundo o reitor Cândido Albuquerque, o objetivo do futuro convênio é identificar programas da Universidade de Columbia que possam receber estudantes de mestrado e doutorado da UFC, especialmente na área de educação. “A ideia é que esses alunos possam voltar e dar uma contribuição, por exemplo, às escolas municipais, e com isso aproximar a Universidade da escola pública. O que queremos é melhor preparar nosso aluno para que ele possa dar essa contribuição no resgate da própria educação básica”, disse Cândido, acrescentando que quanto maior for o impacto social da ações desenvolvidas, maior será a legitimação da Universidade perante a sociedade.

De acordo com o Prof. Scott Rubin, o primeiro passo será identificar e selecionar alunos de pós-graduação da UFC que desejem desenvolver seus estudos na Universidade de Columbia, com direito a bolsas de auxílio. A previsão é de que as primeiras bolsas sejam disponibilizadas a partir do próximo ano. Detalhes sobre o processo seletivo serão definidos e divulgados posteriormente.

Em outra frente, serão elencados projetos de pesquisa que possam ser desenvolvidos em conjunto entre pesquisadores de ambas as universidades. Segundo o professor, apesar do Imagem: foto do Prof. Scott Rubin e de uma mulher ao seu lado esquerdofoco inicial na área de educação, há diversas áreas nas quais os estudantes poderão encontrar oportunidades, como psicologia, educação em saúde, enfermagem, nutrição e ciências do movimento.

A coordenadora especial de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo, participou da reunião e afirmou que o fato de a Prefeitura de Fortaleza já ter parcerias com a Universidade de Columbia facilita que a cooperação entre a UFC e a instituição americana resulte em aplicações práticas na escola pública. “Há uma conversa de entendimento para depois oficializar essa parceria, onde a escola pública municipal entraria no plano de trabalho. A forma como isso será desenvolvido vai vir ao longo do tempo”, explicou.

O pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, pontuou que a cooperação contribui para o processo de internacionalização da UFC e que a Universidade dará toda a celeridade possível para que os efeitos práticos da parceria sejam vistos o quanto antes. Ele frisou que um aspecto interessante é o desejo da Universidade de Columbia de que essas oportunidades sejam amplamente publicizadas para aqueles estudantes que se encontram em situação de fragilidade econômica.

Eles poderão fazer cursos de mestrado e doutorado com auxílio financeiro da instituição americana. “Ou seja, é uma oportunidade que, na situação de escassez de bolsas em que o Brasil está hoje, nós dificilmente teríamos", disse Augusto.

Conteúdo extra: assista à reportagem da UFCTV

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: (85) 3366 7331