Procurar no portal

Justiça Federal reconhece legitimidade e legalidade da nomeação do reitor da UFC

O juiz da 5ª Vara Federal do Ceará João Luis Nogueira Matias indeferiu ação judicial contra a União ajuizada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) na última quarta-feira (11). A notícia foi recebida pelo Prof. Cândido Albuquerque na manhã desta sexta-feira (13), na Reitoria, onde despachou normalmente.

O magistrado reconheceu não haver “qualquer ilegitimidade” na nomeação do Prof. Cândido Albuquerque à Reitoria da Universidade Federal do Ceará. João Luis Nogueira Matias decidiu pela constitucionalidade da Lei nº 5.540/1968, no artigo 16, inciso 1º, e concluiu pela legitimidade da nomeação. “O processo eleitoral chegou ao final e é o momento de as partes envolvidas no processo unirem forças e lutarem pelo fortalecimento da instituição”, declarou.

“Entendemos que a decisão da Justiça sedimenta o reconhecimento da legalidade e legitimidade do processo de eleição, nomeação e posse para a Reitoria da UFC”, afirmou o Prof. Cândido Albuquerque. O reitor conclamou toda a comunidade universitária ao diálogo e ao entendimento em benefício do desenvolvimento da Universidade.

LEIA MAIS: Em reuniões na Reitoria, Cândido Albuquerque discute reestruturação da EIDEIA e convênios da PREX 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - fone: (85) 3366 7478

 

 

 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300