PPGAUD promove aula inaugural sobre ergonomia, neurociência e mobilidade urbana

imagem: arte de divulgação da aula com foto de uma pessoa usando um capacete com eletrodos na cabeça O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAUD) da Universidade Federal do Ceará realizará, no dia 1° de outubro, às 18h, aula inaugural do semestre 2019.2 de seu mestrado acadêmico. Intitulada “Ergonomia, neurociências e mobilidade urbana”, a aula será ministrada pela Profª Vilma Maria Villarouco

O objetivo da palestra é discutir a junção da neurociência à ergonomia e ao design (neuroergonomia e neurodesign), que abre portas para avaliar as sensações e emoções sentidas pelos indivíduos ao testarem um produto ou quando se encontram diante de novos ambientes. Essa nova abordagem nos estudos cognitivos possibilita a aproximação entre a ergonomia e os conhecimentos neurocientíficos, que, em conjunto com a psicologia cognitiva, formam a neuroergonomia.

A expectativa é que o uso de tecnologias de ponta aplicadas às pesquisas sobre acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência contribua na definição de estratégias para a formação de melhores condições de independência para essa parcela da população.

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no Auditório José Albano, localizado na área 1 do Centro de Humanidades.

PALESTRANTE – Vilma Villarouco é professora aposentada do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez estágio pós-doutoral em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Integra o corpo docente do Programa de Design e de Ergonomia da UFPE e lidera o Grupo de Pesquisa em Ergonomia Aplicada ao Ambiente Construído.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.