Liga de Comunicação seleciona movimentos sociais e ONGs para curso de formação

Imagem: A Liga Experimental de Comunicação é um projeto de extensão dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da UFC (Imagem: Divulgação)A Liga Experimental de Comunicação, projeto de extensão dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas, até o dia 6 de outubro, para seleção de 12 representantes de movimentos sociais e Organizações Não Governamentais (ONGs) que receberão formação sobre escrita de artigos de opinião, conforme chamada pública.

A formação ocorrerá em Fortaleza e será composta por dez encontros, que serão realizados de 22 de outubro a 21 de novembro, sempre às terça e quintas-feiras, das 18h às 21h. Cada encontro contará com a fala de dois representantes dos movimentos sociais e com oficina ministrada por profissional da área da Comunicação.

Nas aulas serão discutidos os seguintes tópicos: “Conceitos básicos e história do jornalismo de opinião”, “Formatos de opinião: artigo, editorial, coluna e ombudsman”, “Informação e investigação como bases argumentativas”, “Análise ou tomada de posição? Diferentes abordagens do texto de opinião”, “A humanização do texto de opinião”, “A escrita criativa no jornalismo de opinião”, “Redação em língua portuguesa” e “Oficina de escrita”

O objetivo é formar novos articulistas populares/alternativos e estimulá-los a escrever periodicamente para veículos de comunicação, incluindo o Portal da Liga, proporcionando maior visibilidade às pautas das organizações na mídia.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário on-line e devem ser feitas pelo grupo social, e não pelo representante individualmente. A medida visa garantir a representatividade social do indicado que participará da formação. O resultado da seleção será divulgado por e-mail, no dia 11 de outubro.

Fonte: Prof. Robson Braga, do Curso de Jornalismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.