Pesquisadores da UFC recebem prêmio de melhor artigo em conferência internacional

Imagem: Foto do artigo premiadoPesquisadores da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará receberam o prêmio pelo melhor artigo na Conferência de Pesquisa em Responsabilidade Social Corporativa (CRRC), realizada de 11 a 13 de setembro, na Finlândia. O trabalho premiado tem o título “A resiliência das lógicas (in)sustentáveis em um mercado emergente”.

A equipe premiada compõe o Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECOS), do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da FEAAC. Os autores são a Profª Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, o professor visitante Robson Rocha (Aarhus University, Dinamarca), o doutorando Domenico Ceglia e a mestra Marina Sousa.

No artigo, os pesquisadores abordam a relação entre o consumo de recursos para suprimento de necessidades básicas da humanidade e mudanças ambientais, investigando ações de atores sociais para redução da poluição ao mesmo tempo que tentam reduzir os problemas gerados pela pobreza.

"Argumentamos que é crucial desenvolver estratégias distintas do modelo vigente, que enfoca o crescimento econômico", explica a Profª Mônica Abreu, coordenadora do LECOS. "É necessário modificar a lógica produtiva para que possamos reduzir tanto o impacto ambiental quanto a pobreza em países emergentes."

Para a equipe do LECOS, a premiação foi uma oportunidade de apresentar ao mundo a qualidade da pesquisa desenvolvida na UFC, além de poder criar colaborações internacionais. "Mostramos nossa capacidade de inovar em termos teóricos e metodológicos. Os organizadores [da conferência] ressaltaram a importância do artigo por sua autenticidade e inovação", diz Victor Daniel, pesquisador no laboratório.

“Essa premiação confirma a importância e a qualidade das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no LECOS. É um reconhecimento internacional importante para todos os pesquisadores envolvidos”, reforça a Profª Mônica.

CONFERÊNCIA – A CRRC é um evento anual que reúne pesquisadores do mundo inteiro. Da edição de 2019, promovida pelas Universidades de Tampere, na Finlândia; de Leeds, na Inglaterra; e de Kedge Business School, na França, participaram mais de 200 pesquisadores de 28 países.

LABORATÓRIO – O LECOS realiza pesquisas com os seguintes temas: responsabilidade social corporativa; mudança climática; estratégia e governança climática; simbiose industrial e economia circular; ecoparques industriais; e transição para economias de baixo carbono.

O financiamento ocorre por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).