Reunião trata do plano de trabalho para tornar CDFAM Unidade de Atenção Primária à Saúde

Foto da sala de reuniões da Reitoria da UFC com uma longa mesa ovalEm reunião na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, realizada na manhã desta segunda-feira (30), foram discutidos pontos relativos ao início da execução do plano de trabalho para instalar uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) na sede da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

A medida dará cumprimento ao previsto no termo de acordo de cooperação celebrado entre a UFC e a Secretaria da Saúde do Município de Fortaleza na gestão do reitor Henry Campos e ratificado pela atual gestão, do reitor Cândido Albuquerque. Em data a ser anunciada, será assinado o termo de autorização com todos os detalhes para o início da execução do plano de trabalho, previsto para começar em cerca de três semanas. A expectativa é que a UAPS-CDFAM esteja disponível para a população em dezembro deste ano.

Pelo acordo, no plano de trabalho cabe à Secretaria da Saúde a reforma das instalações da CDFAM e a cessão das equipes de saúde compostas por servidores da Prefeitura de Fortaleza. Já a UFC fica responsável pela adequação de mobiliário e equipamentos, além das providências quanto à integração das ações básicas de saúde às atividades de assistência, ensino, pesquisa e extensão, envolvendo os cursos da Universidade, o que permitirá que a CDFAM se torne uma UAPS-Escola.

Foto do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco LoboParticiparam da reunião, pela UFC, o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth De Francesco Daher; o pró-reitor-adjunto de Extensão, Prof. Rogério Teixeira Mâsih; a atual coordenadora da CDFAM, Profª Walda Viana Brígido de Moura; o futuro coordenador da CDFAM, Prof. Bernardo Diniz Coutinho (que tomará posse na quarta-feira (2), às 10h, na sede daquela coordenadoria), além de integrantes da Secretaria da Saúde e da CDFAM.

Veja mais imagens da reunião no Flickr da UFC

Para o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, com a operacionalização do plano de trabalho, efetivamente começa a parceria UFC/CDFAM-SMS/Prefeitura de Fortaleza. “Esse tipo de parceria, tanto com instituições privadas como públicas, dita uma dinâmica administrativa do atual reitor, Prof. Cândido Albuquerque, que procurará desenvolver isso da melhor forma possível em benefício da Universidade e da coletividade como um todo.”

Foto da secretária de Saúde de Fortaleza, Joana MacielA pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, reforça que com essa parceria ganham a UFC, a SMS e a população. “A UFC poderá cumprir o tripé ensino, pesquisa e extensão, além da assistência com o apoio da Secretaria, beneficiando toda a comunidade da periferia em torno da CDFAM”, diz.

Para a titular da SMS, Joana Maciel, a parceria com a UFC é fundamental, principalmente para o município, porque “verdadeiramente teremos uma unidade de saúde-escola. Vamos atender a população de um território extremamente vulnerável, ali na área do Pici. Teremos dentro da CDFAM uma estrutura que já existe na UFC e vamos trazer quatro equipes da estratégia da saúde da família. Vamos trabalhar em parceria não só no que tange à assistência, mas também no tocante ao ensino e à pesquisa”, comenta.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331