Coordenadores de curso discutem concessão de bolsas de graduação da UFC

Foto do público presente à reunião no Auditório da Reitoria da UFCCoordenadores de diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará participaram de um encontro, na tarde dessa terça-feira (1º), no Auditório Antônio Martins Filho, da Reitoria, com transmissão ao vivo por videoconferência para os campi de Russas, Crateús e Sobral. Em pauta, o debate sobre a remodelagem e requalificação do programa de bolsas de graduação concedidas pela UFC.

A reunião foi mediada pelos membros do recém-criado Núcleo de Acompanhamento Estratégico da UFC, integrado pelo pró-reitor de Assuntos Internacionais, Prof. Augusto Albuquerque; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Lira; e o secretário de Governança, Prof. Marcos Holanda. O núcleo está elaborando uma nova política institucional de concessão de bolsas de graduação e convocou o encontro para receber sugestões e responder às demandas dos docentes da Capital e do Interior.

Veja outras fotos da reunião no Flickr da UFC

Foto dos três membros do Núcleo de Acompanhamento Estratégico na mesa do Auditório da Reitoria da UFCPara o Prof. Augusto Albuquerque, uma das missões iniciais do núcleo, criado no início da atual gestão, é repensar e requalificar o programa de bolsas da UFC. Tranquilizando os presentes à reunião, o pró-reitor esclareceu que serão mantidos os valores e o quantitativo atual das bolsas, em especial aquelas custeadas com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do orçamento próprio da Universidade.

“Não podemos falar desse programa sem escutar os coordenadores dos cursos. Assim, veremos como implementar um maior protagonismo dos coordenadores na gestão de nosso programa de bolsas”, explicou.

PROPOSTAS – O secretário de Governança da UFC, Prof. Marcos Holanda, classificou as bolsas de graduação oferecidas pela Instituição em dois grandes grupos: o de iniciação acadêmica, destinado a estudantes de vulnerabilidade socioeconômica nos primeiros quatro semestres do curso, e o de qualificação acadêmica, no qual se inserem os eixos de ensino, pesquisa e extensão, além de outras modalidades.

Foto do Prof. Marcos Holanda, secretário de Governança da UFCHolanda defendeu as propostas de dividir a quantidade de bolsas por coordenações, departamentos e unidades acadêmicas de acordo com o número de alunos matriculados e também de unificar os editais de seleção de bolsistas a fim de conferir maior transparência ao processo.

“As bolsas, hoje, são um instrumento importantíssimo que a Universidade tem para priorizar o aluno e para fomentar as obrigações, principalmente do tripé ensino, pesquisa e extensão. As mudanças da política de bolsas são no sentido de aprimoramento e de propor um modelo no qual a gente consiga ter uma visão mais clara não só do número de bolsas, mas da distribuição, do papel delas e da efetividade que elas estão tendo”, afirmou Marcos Holanda.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Lira, informou que serão considerados indicadores como o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) dos estudantes e a produção científica dos professores com o intuito de democratizar o acesso às bolsas e contribuir para melhorar a qualidade do ensino superior.

“Ao prepararmos o aluno para ser pesquisador, empreendedor ou extensionista, nenhum esforço pode, a partir de agora com essa nova estratégia, ser dissociado da alavancagem dos indicadores da graduação", declarou.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Administração e Planejamento da UFC, Prof. Almir Bittencourt; a pró-reitora de Extensão da UFC, Elizabeth Daher; a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Geovana Cartaxo; e a pró-reitora de Graduação da UFC, Ana Paula Ribeiro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331