PPG em Química recebe pesquisadora da Alemanha para seminário sobre química sustentável

Imagem: foto de uma mulher de cabelos curtosO Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará realizará, na próxima quarta-feira (9), às 16h, o seminário Preparação de Eletrocatalisadores por Eletrodeposição: Novas Abordagens para uma Química Sustentável, a ser ministrado por Luciana Vieira, do Fraunhofer Institute for Interfacial Engineering and Biotechnology IGB, situado em Straubing, na Alemanha.

Aberta ao público e ministrada em português, a aula abordará o desenvolvimento de processos catalíticos em todas as vertentes: enzimática, química e eletrocatálise para a valorização de recursos renováveis.

O evento faz parte de um conjunto de atividades que visam à internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Química. O seminário ocorrerá no anfiteatro do bloco 940, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n).

PALESTRANTE – Luciana Vieira possui mestrado em Ciência dos Materiais na Universidade de Campinas (UNICAMP) e doutorado na Universidade Tecnológica de Graz (TU-Graz), na Áustria.

De 2008 a 2014, participou de projetos acadêmicos e industriais de eletrodeposição de metais a partir de solventes eutéticos profundos, líquidos iônicos e eletrólitos aquosos no Centro de Tecnologia de Superfície Eletroquímica (CEST), na Áustria.

Em 2015, realizou um de seus estágios de pós-doutorado na UNICAMP, investigando as propriedades espectroeletroquímicas de nanomateriais na forma de óxidos. Desde 2016, trabalha no Instituto Fraunhofer IGB, em Straubing, na Alemanha, de desenvolvimento de processos catalíticos para a valorização de recursos renováveis.

Fonte: Profª Adriana Correia, do Programa de Pós-Graduação em Química – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.