MAUC realiza oficina sobre gestão de coleções de museus em evento da Prefeitura de Fortaleza

Imagem: arte de divulgação do evento com ilustrações de arabescos de um edifícioO Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) está com inscrições abertas, até o dia 7 de outubro, para a oficina “Introdução à gestão de coleções: princípios básicos de documentação em museus”, a ser ministrada por Saulo Moreno Rocha, museólogo e coordenador do Núcleo Educativo do museu. A atividade faz parte do IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), em parceria com espaços culturais da cidade.

A oficina, que será realizada de 9 a 11 de outubro, abordará aspectos teóricos e práticos do trabalho com coleções, sejam elas de museus ou não. O objetivo é promover capacitação profissional com vistas ao aprimoramento institucional para o aperfeiçoamento da gestão do patrimônio cultural e de seu potencial para o fortalecimento de práticas culturais.

As atividades do IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza são destinadas, especialmente, a professores, estudantes, gestores públicos, produtores culturais, estudiosos da área de patrimônio e demais interessados no tema. Para participar, basta se inscrever gratuitamente, por meio de formulário eletrônico. Uma mensagem da organização do evento será enviada aos candidatos que tiverem a inscrição aceita. Todos os presentes receberão certificado de participação.

SEMINÁRIO – Com o tema “Gestão do patrimônio e cidades inteligentes”, o IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza tem como objetivo discutir as práticas preservacionistas em cidades inteligentes, relacionando, de forma transdisciplinar, o conceito de sustentabilidade, a produção de conhecimentos e a construção do espaço vivido.

Gratuita e aberta ao público, a programação contará com debates, palestras e mesas-redondas, além de oficinas realizadas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (IPHAN-CE) e com o MAUC.

A programação completa do evento, assim como mais informações sobre inscrições, podem ser encontradas no site da SECULTFOR.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480