UFC avança em inovação e internacionalização e é agora a 11ª melhor do País, diz RUF 2019

Imagem: A UFC cresceu, principalmente, nos indicadores de internacionalização e inovação, segundo o RUF 2019 (Foto: Davi Pinheiro/UFC)A Universidade Federal do Ceará avançou e agora é a 11ª melhor do País, entre 197 universidades públicas e privadas avaliadas no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, divulgado nesta segunda-feira (7). A UFC registrou 89,47 pontos, subindo uma posição em relação ao levantamento do ano passado.

Realizado anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo, o RUF mapeia o desempenho das universidades a partir de cinco indicadores: Pesquisa (peso 42), Ensino (peso 32), Mercado (peso 18), Inovação (peso 4) e Internacionalização (peso 4). A sondagem utiliza dados nacionais e internacionais, além de pesquisas de opinião do Datafolha.

A UFC deu um salto em dois dos itens avaliados: em Internacionalização, evoluiu do 22º lugar nacional para o 7º; em Inovação, passou da 35ª para a 28º posição, comparando-se as edições de 2018 e 2019 do RUF.

Imagem: Em internacionalização, a UFC evoluiu do 22º para o 7º lugar nacional (Foto: Viktor Braga/UFC)ONDE CRESCEMOS – O maior avanço obtido pela UFC foi no quesito Internacionalização, indicador estratégico no qual a Universidade passou a investir fortemente nos últimos anos. Esse item avalia a quantidade de citações internacionais por docente e as publicações em coautoria internacional (isto é, o percentual de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros).

A evolução de sete posições da UFC no quesito Inovação também merece destaque. Esse indicador considera o número de patentes depositadas e a quantidade de estudos em parceria com empresas. De acordo com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC, 307 pedidos de patentes foram registrados pela Universidade no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em levantamento divulgado em 2018, com dados referentes a 2017, a Universidade apareceu em 6º lugar do País com mais pedidos de patentes.

No quesito Pesquisa, a UFC manteve a posição do ano passado, e é a 10ª melhor universidade do País e a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste nesse indicador. O peso maior nesse quesito é o total de artigos científicos publicados, a relevância de trabalhos científicos a partir do total de citações recebidas e a média de artigos científicos e de citações por professor. No quesito Ensino, a UFC era a 17ª em 2018 e agora é a 18ª. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação, a oscilação verificada foi de apenas 0,06 ponto, o que é considerado estatisticamente irrelevante ou não significativo.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, analisou o resultado. “Mostra-se claramente que a UFC está no caminho certo. Evoluímos notadamente no que é fundamental, no que é a marca da nova UFC. É por isso que estamos criando a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, que terá como prioridade o empreendedorismo, a internacionalização e a inovação. A UFC, cada vez mais, consolida sua posição. E vamos evoluir. Vamos competir com as universidades do Sul e Sudeste, porque temos um corpo docente, discente e técnico-administrativo que nos autoriza essa projeção”, afirmou.

Imagem: Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Design-Moda foi considerado o 2º melhor do País em sua área (Foto: Jr. Panela/UFC)CURSOS – O RUF analisou também os 40 cursos com maior número de ingressantes no País. Destes, 33 são ofertados pela UFC. Nessa análise específica, são considerados cursos não apenas das 197 universidades públicas e privadas ativas, mas também de centenas de outros centros universitários e faculdades brasileiros.

No levantamento dos cursos, 7 graduações da UFC figuram entre as 10 melhores do País em suas áreas, com destaque para o de Design-Moda, considerado, mais uma vez, o 2º melhor entre os 52 avaliados.

Outros cursos da UFC que também se destacam no “top 10” de suas áreas são os de Engenharia Química, Física e Engenharia Ambiental. Cada um ficou em 8º lugar em sua respectiva área. Além destes, também estão entre os 10 melhores: Química (9º), Ciências Contábeis (10º) e Design (10º).

Mais detalhes e análises sobre o desempenho da UFC serão divulgados ao longo desta semana.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.