Biotério Setorial do Porangabuçu é inaugurado; espaço tem cerca de 400 metros quadrados

Imagem das autoridades descerrando a placa do biotérioOs cursos de graduação e pós-graduação do Campus do Porangabuçu da Universidade Federal do Ceará receberam um novo espaço para experimentação animal. Com cerca de 400 metros quadrados, foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (7), o Biotério Setorial Professor Eduardo Augusto Torres da Silva, localizado em prédio anexo ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC.

O novo prédio tem o objetivo de ser um espaço para manejo de roedores destinados a pesquisas e ensino. De acordo com o coordenador do Biotério, Prof. Richard Boarato David, o setor possui aproximadamente 800 animais produzidos localmente ou recebidos de outras unidades de criação animal da Universidade.

“Esses animais servem para execução de aulas práticas e experimentos científicos que são vinculados a projetos de pesquisa”, comenta, lembrando que o Biotério está regularmente cadastrado no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e destacando que a unidade atende diretamente a cinco programas de pós-graduação instalados no campus.

Presente na cerimônia, a diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Profª Valéria Góes, observou que, apesar de a inauguração ocorrer nesta data, a história da unidade não começou hoje. “O Biotério não é uma estrutura nova. Há mais de 40 anos, um grupo de pioneiros idealizou essa estrutura que foi impulsionada em grande parte pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia”, lembrou.

CRESCIMENTO – O reitor Cândido Albuquerque considerou “emblemática” a inauguração do Biotério Setorial no mesmo dia em que foi divulgado o Ranking Universitário da Folha (RUF) 2019, no qual a UFC aparece como a 11ª melhor Universidade do País. “Crescemos exatamente onde precisamos crescer. Foi em inovação e internacionalização que o nosso crescimento se mostrou mais importante e mais expressivo”, destacou.

Para ele, a inauguração de mais um biotério mostra que a Universidade está se concentrando na busca pela qualidade. “Estamos sinalizando para toda a comunidade acadêmica que nós estamos focados em pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização”, considerou.Pessoas presentes na cerimônia em frente à fachada do biotério

HOMENAGENS – O Biotério Setorial é uma homenagem a Eduardo Augusto Torres da Silva, professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina falecido em março de 2012. Responsável por apresentar a trajetória do colega de departamento, o Prof. Armênio Aguiar dos Santos ressaltou a dedicação do homenageado à UFC.

“O Prof. Eduardo foi pessoa extremamente importante na melhoria do manejo de animais nas experimentações aqui no Campus do Porangabuçu. Por vezes, utilizava o próprio veículo para buscar recursos fora da Universidade para oferecer melhor condição de vida a esses animais”, afirmou. Presente no evento, a família do Prof. Eduardo Augusto recebeu uma réplica da placa de inauguração do Biotério.

Também foram homenageados com placas de agradecimento da Comissão de Gestão do Biotério Setorial: o prefeito do Campus do Porangabuçu, José Herculano Soares Júnior; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, Prof. Pedro Jorge Caldas Magalhães; a chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Profª Helena Serra Azul Monteiro; e a diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goés.

Compuseram ainda a mesa da solenidade de inauguração do Biotério Setorial o vice-reitor José Glauco Lobo Filho e a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Profª Lidiany Azevedo Rodrigues.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331