Semana de Humanidades movimenta Campus do Benfica com extensa programação

Foto da campanha de 50 anos do Centro de Humanidades da UFCA XIII Semana de Humanidades da Universidade Federal do Ceará foi aberta na manhã desta segunda-feira (7) no Auditório José Albano do Centro de Humanidades 1, tendo como tema geral "50 anos CH: Memória e Cultura", em alusão ao cinquentenário daquela unidade acadêmica. O evento se propõe, de acordo com seus organizadores, “a ampliar os espaços para reflexão em torno do papel das Ciências Humanas no mundo contemporâneo”.

A programação segue até quarta-feira (9) com oficinas, palestras, mesas-redondas, minicursos e atividades artístico-culturais, incluindo visitas guiadas ao Museu de Arte da UFC (MAUC), lançamento de livros, além da Festa das Nações com karaokê, no Bosque Moreira Campos, exposições e outras atividades.

Na abertura da solenidade, a diretora do CH, Profª Vládia Cabral Borges, fez um breve histórico do Centro, que ao longo desses 50 anos, agregou cursos, passou por reestruturação, tendo novas graduações criadas e outras sendo transferidas para outras unidades acadêmicas, mas sempre crescendo em qualidade e relevância em sua missão acadêmica tanto no ensino de graduação como de pós-graduação, e ações de extensão. Ela destacou como o CH é reconhecido por seu papel social, espaço de pensamento crítico e luta em defesa da democracia e do interesse público.

Foto da Profª Vládia Borges discursando ao microfoneNuma época em que a universidade pública passa por dificuldades em razão da contenção de despesas, ela fez questão de agradecer o apoio recebido para a realização do evento dado pelo reitor Cândido Albuquerque e pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, e ressaltou a atuação da vice-diretora, Profª Danyelle Nilin, no planejamento e organização do evento, bem como dos docentes e alunos envolvidos.

Fez ainda agradecimento a equipes do Memorial da UFC, do MAUC, e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional que trabalharam na criação da exposição virtual “CH 50 anos”. A servidora técnico-administrativa Nathália de Freitas Leonel Melo explicou que a exposição está dividida em três temas: “Um projeto de Universidade”, remontando às origens da UFC; “Humanidades antes do CH”, que explora como os cursos de humanidades foram sendo criados na Universidade e como nasceu a ideia de um centro para reuni-los, e “Sou de humanas”, que apresenta a história do CH e de seus cursos e a questão das “identidades mobilizadas pela ideia de ‘ser de humanas’”.

Em seguida, o Prof. Bruno Anderson Matias da Rocha e a Profª Irenísia Torres de Oliveira, presidente e vice-presidente da ADUFC-Sindicato respectivamente, usaram da palavra. A Profª Irenísia Oliveira, ao lembrar de uma reflexão do sociólogo Antonio Cândido (1918-2007) sobre os tempos bárbaros pelos quais o País já passou, disse que hoje, com tantas desigualdades, ameaças a direitos e à educação e tantos discursos de ódio, “vivemos numa época ainda mais bárbara e a necessidade de humanização é ainda maior”.

Diante de tantas agressões à educação e ao conhecimento, o Prof. Bruno Rocha conclamou a participação de todos no evento, que para além de uma atividade acadêmica é também um espaço de resistência e de defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

PROGRAMAÇÃO – Ainda pela manhã, no Auditório José Albano, foi realizada a mesa-redonda “Expressões do bolsonarismo no Brasil: discursos e estratégias em construção”, tendo como palestrantes os professores Cleyton Monte e Monalisa Soares, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, e Emanuel Freitas, docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (PROFSOCIO/UFC). Na Sala Interarte, a mesa-redonda programada foi sobre o tema “Murilo Rubião e Realismo Mágico: Análise de Contos e Tradução”. Houve ainda oficinas, exposições e minicursos. Confira a programação completa da Semana, que está disponível no site do Centro de Humanidades.

CAMPANHA – Durante a Semana de Humanidades, acontece a Campanha de Arrecadação de leite, roupas, calçados, alimentos, móveis e livros em favor do Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Saiba mais na página do Centro de Humanidades no Facebook e no site do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331