Procurar no portal

UFC terá ampla participação na Feira do Conhecimento, um dos maiores eventos científicos do Ceará

Imagem: Estande da UFC na Feira do Conhecimento de 2018Servidores docentes, técnico-administrativos e alunos da Universidade Federal do Ceará participarão em peso da terceira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, a ser realizada no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará, de 16 a 19 de outubro. O evento, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), é gratuito e aberto ao público.

No primeiro dia, a Orquestra Sinfônica da UFC ‒ Sobral fará apresentação em homenagem ao Centenário do Eclipse, que comprovou a teoria da relatividade, sob a regência da maestrina Adeline Stervinou.

Ainda sobre o tema, no dia 17 de outubro, a pesquisadora Joyce Mota discorrerá sobre sua dissertação de mestrado em História, feita no Campus de Sobral, durante a mesa “Entre telescópios e potes de barro: expedições científicas do eclipse solar na comprovação da teoria da relatividade em Sobral-CE”.

A Casa de Cultura Britânica, por sua vez, estará à frente dos workshops “A tecnologia nos exames de língua estrangeira”, ministrada pela Profª Verônica Fernandes, e “Projeto Prolíngua”, com a Profª Márcia Gradvohl, ambos no dia 17.

Projetos da Universidade serão exibidos em estandes que permanecerão ativos durante todo o evento. No expositor do UFC Inova, “serão apresentados os resultados dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos em várias áreas do conhecimento”, explica o Prof. Rodrigo Porto, coordenador de Inovação Tecnológica da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Já no espaço reservado à Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da UFC, serão apresentados experimentos interativos de física, como o banco de pregos, um túnel infinito e uma bicicleta que transforma energia mecânica em elétrica, além de alguns espécimes biológicos preservados em álcool e em resina. Monitores estarão presentes no local para auxiliar e tirar dúvidas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Jorge Lira, convida toda a comunidade acadêmica a participar da Feira e ressalta a importância do evento. Assista:

 

UFC NAS COMPETIÇÕES – No Salão do Inventor Cearense, espaço destinado à divulgação de trabalhos de inventores do Estado, 20 projetos selecionados previamente em competição serão expostos nos dias 18 e 19.

Entre os selecionados estão o VREye, aplicativo de realidade aumentada para alunos com baixa visão, e a impressora em braile, desenvolvida para auxiliar pessoas com deficiência visual, criados no âmbito do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus de Quixadá.

Também foram selecionados projetos do Curso de Engenharia de Alimentos: o macarrão de baixo índice glicêmico; o “extrato aquoso de malvarisco como agente anticorrosivo em meio ácido para aço doce”, que poderá ser comercializado como produto anticorrosão; e a “graxa vegetal para aplicações diversas”, produzida a partir do subproduto de um tubérculo e criada em parceria com o Departamento de Engenharia Química.

No Festival de Jogos, concurso cultural que selecionará e premiará jogos brasileiros, a Universidade será representada pelos alunos do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), entre eles Breno Negreiros, que entrará na disputa com um jogo da memória eletrônico que permite partidas entre deficientes visuais e videntes.

Os jogos ficarão expostos durante toda a feira, com premiação no dia 19. Além desses, outros grupos participarão de competições, mediante aprovação em etapas preliminares.

Imagem: O VREye é um aplicativo de realidade aumentada que auxilia pessoas com deficiência que tenham baixa visão, miopia ou outros tipos de dificuldades visuais (Foto: Marcelo Martins)TECNOLOGIAS – Na Mostra de Tecnologias Assistivas, serão expostos os projetos elaborados pelas seguintes equipes: Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), e GREAT, do Campus do Pici; Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus de Sobral, e INOVE, do Campus de Quixadá.

Entre as funcionalidades estão jogos inclusivos, óculos especiais que ajudam a perceber obstáculos acima da linha da cintura, e uma espécie de bengala que pode detectar obstáculos no chão e na altura do indivíduo, voltados a deficientes visuais; aparelho de eletroestimulação para membros inferiores paralisados; tomada e lâmpada automatizadas para idosos; e tecnologia educacional para crianças com síndrome do espectro autista.

Na Mostra de Startups, a INOVE apresentará ainda os projetos Sitiá, que emprega inteligência e tecnologia para gerenciar a criação de camarões de forma remota; e Bilíngua, aplicativo de ensino bilíngue de libras e português destinado a crianças que possuem algum tipo de deficiência auditiva.

Na mostra de startups, 27 equipes de Quixadá e mais 11 de Crateús, que fazem parte do programa Corredores Digitais, da SECITECE, representarão a Universidade.

Imagem: foto do prof. André CoelhoPESQUISADORES – Estudiosos de diversas áreas da Instituição protagonizarão mesas-redondas, palestras e workshops. No Palco do Conhecimento Y, no dia 17, a Profª Verônica Castelo Branco falará sobre os desafios e perspectivas das mulheres na ciência, e o Prof. André Coelho, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais, discorrerá sobre biodiversidade, agregação de valor aos recursos naturais e desenvolvimento sustentável.

Para falar sobre tecnologias assistivas, no dia 18, os professores Windson Viana e Mariana Carneiro estarão entre os facilitadores do workshop “Acessibilidade na Web”. Enquanto na Arena do Conhecimento, a palestra “Tecnologias assistivas: a ciência, a tecnologia e a criatividade a serviço do bem-estar das pessoas” será ministrada pelo Prof. Roberto Vieira, do Curso de Design.

No mesmo dia, o professor emérito Tarcísio Pequeno coordenará o lançamento do Edital da Chamada Pública do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha (CE). No seminário “Governança inteligente em sistemas de saúde”, estará o Prof. Odorico Monteiro.

Já no dia 19, no palco C, a mesa “Do laboratório à sociedade: entenda como a nanotecnologia atua no nosso dia a dia”, os professores Antônio Gomes, do Departamento de Física; Pierre Fechine, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química; e Ênio Pontes, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, estarão ao lado de grandes nomes para discutir o assunto. O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC) disponibilizará translado da UFC para o evento aos que se inscreverem na mesa através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300