Agência UFC: projeto oferece atendimento presencial e por aplicativo a pacientes que tiveram AVC

Médica segurando mãos de paciente, que faz exercício motor Depois de um acidente vascular cerebral (AVC) ocorrem com frequência alterações motoras em apenas um lado do corpo do paciente. Para a reabilitação, é necessário agir rápido e seguir uma rotina de cuidados que inclui a fisioterapia.

O Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Reabilitação Humana (INOVAFISIO), vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, desenvolve desde 2017 o projeto de Telerreabilitação para atender esses pacientes. O acompanhamento pode ser presencial, na casa do assistido, ou por meio de aplicativo desenvolvido pelo núcleo, que está em fase de testes. Tudo para suprir uma deficiência dos centros de reabilitação do Sistema Único de Saúde, onde nem sempre há vagas e profissionais.

Conheça mais sobre o projeto no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331