UFC e IFCE emplacam artigo sobre evolução do universo na capa da revista “Annalen der Physik”

Imagem: O estudo trata da construção do universo com uma dimensão extra de espaço, a partir de um novo modelo chamado de double sine-Gordon (DSG) (Imagem: Divulgação)Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Federal do Ceará de Juazeiro do Norte (IFCE-Juazeiro) emplacaram artigo científico na capa da revista alemã Annalen der Physik, importante periódico da área de física que, há mais de 100 anos, publicou trabalhos originais de Albert Einstein.

O artigo, intitulado “Differential configurational entropy: configurational entropy and Newton's Law in double sine‐Gordon braneworlds”, é assinado pelos professores Carlos Alberto Santos Almeida (UFC), Wilami Teixeira da Cruz (IFCE), Davi Monteiro Dantas (UFC) e Roberto Vinhaes Maluf (UFC).

O estudo trata da construção do universo com uma dimensão extra de espaço, a partir de um novo modelo chamado de double sine-Gordon (DSG). Esse tipo de modelo ajuda a explicar problemas ainda em aberto na física, sendo aplicado em estudos cosmológicos sobre a evolução do universo, sobre a chamada matéria escura (parte do universo ainda pouco compreendida, que não emite luz), dentre outros.

Conforme explica o Prof. Carlos Alberto, no artigo, considerou-se o universo como uma hipersuperfície de quatro dimensões imersa em um hiperuniverso de cinco dimensões, denominado “Bulk”. “A grande novidade do trabalho foi usar os conceitos de entropia [grandeza termodinâmica que mede o grau de liberdade molecular de um sistema] para determinar quando o universo pode sofrer uma transição de fase e sob quais circunstâncias. Essas transições de fase no universo podem nos explicar como ele evoluiu a partir do chamado big bang”, aponta o docente.

Segundo ele, outro resultado interessante do trabalho foi entender como a presença da dimensão extra altera a expressão da lei da gravitação de Newton para pequenas distâncias. “Porém, a escala encontrada ainda está longe de poder ser confirmada pelos experimentos atuais”, pondera o Prof. Carlos Alberto.

A produção de conhecimento da UFC nessa área decorre de vários estudos anteriores, que envolveram colaborações do grupo cearense com pesquisadores de referência na área, como o Prof. Marcelo Gleiser, do Dortmouth College (EUA), o Prof. Roldão da Rocha, da Universidade Federal do ABC, e do Prof. Rafael Correa, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Imagem: Capa da revista Annalen der Physik (Imagem: Divulgação)SOBRE A REVISTA ‒ O Annalen der Physik é um dos mais conhecidos e antigos periódicos sobre física. Muitos artigos importantes sobre descobertas científicas foram primeiramente publicados no periódico, incluindo os artigos do Annus Mirabilis (“Ano Miraculoso”) de Albert Einstein, em 1905, que forneceram os pilares da física moderna.

O periódico também publicou, em 1916, o artigo de Einstein sobre a relatividade geral, que foi posteriormente comprovada em 1919, no famoso eclipse de Sobral. É editado em Berlim, Alemanha, e possui fator de impacto 3,27 (2018).

Fonte: Prof. Carlos Alberto Santos Almeida, do Departamento de Física da UFC ‒ fone: (85) 3366 9934