Estudantes de Ciências Sociais e Direito da UFC são premiados em simulação da União Europeia

Imagem: fotos dos estudantes Marcelo de Barros e Lara Pontes segurando os certificados do eventoOs alunos da Universidade Federal do Ceará Marcelo de Barros, do Curso de Direito, e Lara Pontes, do Curso de Ciências Sociais, foram escolhidos como dupla destaque dentre as 28 equipes que participaram da 2ª Simulação da União Europeia no Brasil (SUEB), realizada nos dias 10 e 11 de outubro, em Brasília. Como prêmio, os vitoriosos terão a oportunidade de viajar para Bruxelas, capital da Bélgica, a fim de conhecer as instalações da União Europeia. Além deles, Amon Elpídio e Jéssica Dias, do Curso de Direito, receberam menção honrosa como moderadores dos debates.

Na SUEB, alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades do Brasil simulam durante dois dias um conselho entre os membros da União Europeia, dividido em sessões de debates e negociações bilaterais e multilaterais sobre temas mundialmente relevantes. Ao fim, espera-se que as discussões resultem na produção de documentos de trabalho e resoluções para solucionar os problemas apresentados.

Para essa discussão, cada um dos países que fazem parte da União Europeia é representado por uma delegação, composta por dois estudantes e um professor. No caso da UFC, que contou com a participação da professora de Direito Internacional Tarin Mont’Alverne, da Faculdade de Direito, coube representar a Letônia, país situado no mar Báltico, entre a Lituânia e a Estônia, a fim de elaborar um mandato de negociação para acordo de livre comércio com um país fictício, a ser enviado ao Conselho Europeu.

Durante a preparação para o evento, a equipe reuniu-se por várias vezes para discutir e analisar gráficos e tabelas. “Fizemos um dossiê com dados econômicos e sociais do país, assim como os da União Europeia. Além disso, contatamos um conhecido que é letão, o que foi bastante útil, pois ele nos deu uma visão mais interna sobre as políticas econômicas e perspectivas históricas do país”, explica Marcelo de Barros.

Ao fim do evento, os alunos que compunham a delegação da UFC foram escolhidos como dupla destaque dos debates, assim como os dois estudantes que participaram da mediação dos debates receberam menção honrosa, selecionados por júri composto pelo embaixador Paulo Roberto de Almeida, diplomata de carreira desde 1977; Liziane Paixão, professora da Universidade de Vila Velha (UVV) e doutora em Direito Internacional pela Université d’Aix-Marseille III, na França; e Constanzo Fisogni, doutor em Organizações Internacionais pela Universidade Católica de Milão e funcionário da Delegação da União Europeia no Brasil.

“Nós dois queremos ser diplomatas. Essa experiência serviu para confirmar que é realmente isso que queremos para nosso futuro”, declara Marcelo sobre seus objetivos, que convergem com os da colega Lara. “Ficamos muito emocionados e felizes de ver que todo nosso esforço foi recompensado. Nos sentimos muito orgulhosos do nosso trabalho, principalmente por ele ter sido avaliado por um júri extremamente qualificado”, concluiu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.