Professores do Departamento de Geografia realizam lançamento coletivo de livros na sexta (25)

Imagem: O lançamento coletivo de livros será na sexta-feira (25), às 18h, no ADUFC-Sindicato (Imagem: Divulgação)Na próxima sexta-feira (25), professores do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará realizam lançamento coletivo de livros. O evento ocorre a partir das 18h, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), situado na Av. da Universidade, 2346, Benfica, em Fortaleza.

Os livros a serem lançados são os seguintes:

Agricultura e urbanização (Edições UFC), da Profª Iara Rafaela Gomes. O livro discute o tema agricultura e urbanização: as novas dinâmicas territoriais no Nordeste brasileiro, com análise das principais características do processo de expansão da urbanização em curso desde o incremento da agricultura científica e do agronegócio na região que se estende do baixo curso do rio Açu, no Rio Grande Norte, ao baixo curso do rio Jaguaribe, no Ceará.

Geografia literária em Rachel de Queiroz (Edições UFC), do Prof. Tiago Vieira Cavalcante. Na obra, o autor evidencia que se pode estudar o saber geográfico a partir de qualquer ponto de vista. “Geografia do conhecimento que considera a geografia que habita as mentes e os corações de todas as pessoas, entre elas, escritoras como Rachel de Queiroz”, justifica.

Paisagens graníticas do Nordeste brasileiro (Edições UFC), dos professores Rubson Pinheiro Maia (UFC), Marcos Antonio Leite Nascimento (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Frederico de Holanda Bastos (Universidade Estadual do Ceará – UECE), Danielle Lopes de Sousa Lima (UECE), Abner Monteiro Nunes Cordeiro (UECE). De modo didático, a obra mostra algumas das ocorrências mais representativas associadas ao modelado granítico do Nordeste setentrional brasileiro.

Geoeducação em espaços simbólicos (Editora CRV), organizado pelos professores Christian Dennys Monteiro de Oliveira e Tiago Vieira Cavalcante. A publicação acompanha um movimento etnogeográfico que vem se adensando nos últimos anos, voltando-se para a descrição e a explicação dos significados espaciais de ocasiões festivas e rituais coletivos, de paisagens patrimoniais e turísticas, e de experiências educacionais contra-hegemônicas.

Impactos socioambientais da implantação dos parques de energia eólica no Brasil (Edições UFC), organizado pelos docentes Adryane Gorayeb, Christian Brannstrom e Antonio Jeovah de Andrade Meireles. O livro apresenta estudos sobre os impactos socioambientais causados pela implantação dos parques eólicos no Brasil. O intuito é estimular o diálogo e a discussão em âmbito nacional sobre o tema; servir de fonte de consulta para pesquisadores e curiosos; e divulgar os estudos produzidos pelas universidades brasileiras e do exterior.

Fonte: Departamento de Geografia da UFC – fones: (85) 3366 9855 e 3366 9864