Reitor e comitiva visitam terreno que a UFC planeja ceder para construção de UPA no Porangabuçu

Reitor e vice-reitor em frente ao terreno que será cedidoO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, acompanhado de comitiva, visitou na manhã desta segunda-feira (21) o terreno que pretende ceder para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Campus da UFC no Porangabuçu. A nova unidade deverá suprir o bairro e adjacências com atendimento de urgência e ao mesmo tempo ser espaço de formação para os alunos dos cursos da UFC da área de saúde.

A proposta de instalação da UPA já está em discussão com a Prefeitura de Fortaleza, e a parceria deverá envolver também o Governo do Estado e o Governo Federal.

O terreno, de propriedade da UFC, fica localizado na Rua Pastor Samuel Munguba, 1046 (antiga Rua Capitão Francisco Pedro), esquina com a Rua Delmiro de Farias, mede aproximadamente 870 metros quadrados e compreende dois lotes, ao lado do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina.

“Nós não temos no Hospital Universitário atendimento de urgência. Então a ideia é criar uma UPA para atender esses casos e que também sirva para qualificação dos nossos alunos”, disse o reitor. Sobre as parcerias, ele explicou: “Estamos nas primeiras tratativas e já estivemos com o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio [em reunião no último dia 14]. Ele inclusive declarou o apoio à ideia. Vamos agora conversar com o Estado também na busca desta parceria para que a gente possa suprir essa lacuna que é o atendimento de emergência para o bairro e também para a formação dos nossos alunos”, afirmou Cândido Albuquerque.

Atualmente, discentes da área de saúde fazem estágios e treinamentos de casos de urgência e emergência em hospitais privados e da rede pública. Para o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, docente da Faculdade de Medicina, a criação de uma UPA no Campus de Porangabuçu – onde estão instalados os cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Farmácia – será de grande utilidade “tanto para a população local como para o ensino e a preparação dos estudantes na área de saúde. Esse é um pleito nosso já de alguns anos”, reforçou.

Na visita, o reitor esteve acompanhado – além do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo – do prefeito do Campus de Porangabuçu, José Herculano Soares Júnior; do superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Prof. Ademar Gondim; do coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Prof. Nonato Lima, e do assessor do Gabinete, Rodrigo Santos.

A UFCTV acompanhou a visita. Assista à reportagem:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone (85) 3366 7331