PROINTER lança plataforma LETRARE, para edição e revisão de textos acadêmicos em inglês

Imagem: A equipe do LETRARE conta atualmente com 11 bolsistas, que são estudantes dos Cursos de Letras-Inglês ou Português-Inglês, e quatro gestores, sendo dois coordenadores e dois tradutores supervisoresA Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará lançou, na última terça-feira (15), Dia do Professor, a plataforma digital do Laboratório de Edição, Tradução e Revisão de Textos Acadêmicos (LETRARE). Por meio dela, pesquisadores da UFC que desejam submeter artigos em inglês em periódicos internacionais poderão solicitar edição e revisão gratuita de seus textos.

Todos os professores da UFC já estão pré-cadastrados na plataforma com login do e-mail informado à Instituição e senha com os seis primeiros dígitos do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Todas as informações sobre termos de uso da plataforma e orientações para submissão de artigos podem ser encontradas no site da PROINTER

A equipe do LETRARE conta com 11 bolsistas, que são estudantes dos Cursos de Letras-Inglês ou Português-Inglês, e quatro gestores, sendo dois coordenadores e dois tradutores supervisores. Alinhado aos objetivos de internacionalização da Universidade, o serviço é on-line e gratuito para docentes e pesquisadores.

Para o tradutor e intérprete Tadeu Azevedo, que atua como um dos supervisores do projeto, participar do LETRARE tem sido um novo desafio profissional. Atualmente, a PROINTER já realiza o serviço de certificação de traduções  de documentos acadêmicos (como históricos escolares, diplomas etc.). Agora, com a plataforma LETRARE, os tradutores da Pró-Reitoria passam a colaborar também com a revisão de artigos científicos em inglês, língua franca da pesquisa científica contemporânea.

“A revisão de textos científicos requer dedicação à pesquisa da terminologia relativa à área da publicação, atenção aos aspectos textuais, culturais e tipológicos e, sobretudo, contato frequente com os autores dos trabalhos, a fim de esclarecer questionamentos”, comenta Tadeu Azevedo.

Segundo a coordenadora-geral do projeto, Profª Diana Fortier, a prioridade de atendimento do LETRARE é para pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação da UFC. A demanda é atendida por ordem de submissão à plataforma, de acordo com o método “first come, first served”, e cada docente pode submeter somente um artigo por mês para ser revisado.

“Os bolsistas-revisores do LETRARE farão somente a revisão de trabalhos já traduzidos para a língua inglesa, destinados à publicação em periódicos internacionais. Ademais, os artigos submetidos deverão observar condições mínimas de coerência, adequação formal de vocabulário e gramática, sem que, por exemplo, tenham sido traduzidos somente através de ferramentas de tradução automática. Trabalhos cuja revisão seja considerada inviável não serão aceitos pelo laboratório”, orienta a Profª Diana Fortier.

A plataforma foi desenvolvida pela Coordenadoria de Internacionalização Linguística da PROINTER em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e com professores e alunos do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC. A ideia do LETRARE foi gestada ainda no final da gestão do reitor Henry Campos e do pró-reitor de Relações Internacionais José Soares.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da UFC – fone: (85) 3366 7336