Profª Eulália Leurquin toma posse na Academia Cearense de Língua Portuguesa na sexta-feira (25)

Imagem: Foto da Profª EulaliaA Profª Eulália Leurquin, do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Universidade Federal do Ceará, tomará posse na cadeira de n° 33 da Academia Cearense de Língua Portuguesa (ACLP), na sexta-feira (25), durante solenidade de comemoração do aniversário de 42 anos daquela instituição.

“Ser nomeada como membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa é um reconhecimento jamais esperado. Representa esforços de uma vida dedicada à educação. (...) Assumir a Cadeira 33 cujo patrono é o grande filólogo e linguista brasileiro Serafim Pereira da Silva Neto é muita responsabilidade”, declarou a professora. Antes dela, a posição era ocupada pelo professor, escritor e advogado Horácio Dídimo.

Natural de Macau, no Rio Grande do Norte, Leurquin manifesta o desejo de contribuir com o Estado do Ceará, que a “recebeu muito bem”, e onde se sente acolhida: “Enquanto uma linguista aplicada, eu quero trazer para a Academia Cearense de Língua Portuguesa a discussão sobre o ensino e a formação do professor de língua portuguesa”.

Na ocasião, será empossada na cadeira n° 23 a professora secundarista Ritacy de Azevedo Teles. Na mesma solenidade, receberão a Medalha de Mérito Cultural Hélio Melo os professores Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira, Ênio Silveira e Mário Barbosa Cordeiro.

O evento será realizado às 19h, no Teatro Nadir Papi Saboya, espaço cultural do Centro Universitário Farias Brito (Rua 8 de setembro, 1331, Varjota).

LINGUISTA – Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin possui formação em Letras (língua portuguesa e língua francesa), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de especialização em língua francesa pelo Centre de Linguistique Appliquée, em Besançon, na França. Realizou ainda estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, na França, e pós-doutorado na Université de Genève, na Suíça.

No âmbito internacional, foi professora de língua francesa na École Jean-Paul Sartre e professora visitante de português para estrangeiros na Université Bordeaux Montaigne. Integra a direção da Associação Internacional de Língua Portuguesa (AILP) e tem pesquisas em desenvolvimento na Universidad Nacional de Río Negro, na Argentina; na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal; e na Université de Genève, na Suiça.

No ensino superior, entre outras funções, atuou como docente de Linguística na Universidade Potiguar (RN) e de Estágio Supervisionado na UFRN. Atualmente, é professora de Estágio de Língua Portuguesa e coordena o Curso de Português Língua Estrangeira no Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Linguística, o Mestrado Profissional em Letras e o Mestrado Interinstitucional (UFC e UFMA).

Na educação básica, lecionou língua portuguesa em escolas das redes pública e privada e foi subcoordenadora da Educação de Jovens e Adultos, na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

ACADEMIA – A ACLP é uma entidade de caráter cultural e científico que tem por objetivo o estudo e o aprimoramento da língua portuguesa, que observa, no desenvolvimento de suas atividades, os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e transparência. Fundada no dia 28 de outubro de 1977, sob a presidência do Prof. Hélio de Sousa Melo, consolidou-se através do trabalho dos 30 sócios-fundadores, ampliando o quadro para 40. Atualmente o Prof. Teoberto Landim está à frente daquela Academia, hoje em sua 21ª Diretoria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331/ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.