Estudantes promovem mostra de arte e design; evento ocorre de quinta (7) a sábado (9)

Imagem: Banda de música formada por três pessoas se apresentando em um pequeno palco (Foto: Divulgação)A partir desta quinta-feira (7), o Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará será palco de exposições artísticas, apresentações musicais, oficinas e exibições de trabalhos de design na segunda edição do “Mostra o Teu!”, evento promovido por estudantes do Curso de Design da UFC.

Gratuita e com o tema “Design e ativismo”, a mostra recebeu inscrições de mais de 50 propostas em categorias como Feira de Produções, Música e Feira Gastronômica. O evento segue com programação cultural até sexta-feira (8). No sábado (9), os participantes produzirão um mural coletivo na Av. 13 de Maio.

De acordo com a organização, a mostra se propõe a “difundir ideias que não estão no centro das discussões do universo Design & Arte, reverberar as vozes plurais da cidade e recriar esse espaço com nossas próprias mãos (...) Trazendo, junto e a partir disso, questionamentos sobre protagonismo, visibilidade e fortalecimento de redes na produção artística e cultural independente e tomando a própria arte como instrumento político”.Imagem: Estudantes e um professor em volta de uma mesa, apreciando alguns itens de design em exposição (Foto: Divulgação)

Ainda conforme os organizadores, a Mostra o Teu ocorre em um contexto importante: além de dar continuidade a uma programação na semana na qual se lembra o Dia Nacional do Design (que transcorre em 5 de novembro e que na UFC contará também com um Colóquio sobre Design e Pesquisa), o evento acontece após Fortaleza ser chancelada como uma das 66 cidades criativas da UNESCO, pelo design da cidade.

SOBRE O EVENTO ‒ O evento surgiu em 2018 diante da necessidade de se abrir espaços para encontro e divulgação dos diversos trabalhos artísticos e de design feitos na Universidade e fora dela. A primeira edição contou com mais de 80 expositores, mostra de curtas, desfile de moda, performances e outras atrações. A organização do evento promete a continuidade e ampliação dessa diversidade de expressões artísticas na segunda edição.

Mais informações na página da mostra no Instagram.