Reitor discute parcerias entre a UFC e a ARCE; transporte e saneamento são destaques

Imagem: O presidente do Conselho Diretor da ARCE, Hélio Winston, o reitor Cândido Albuquerque e o integrante do Conselho Diretor da ARCE, Jardson Cruz (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu na Reitoria, na tarde desta segunda-feira (11), o presidente do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE), Hélio Winston. No encontro, foram discutidas futuras parcerias entre a Universidade e o órgão estadual.

“O objetivo é que a UFC dê apoio técnico à Agência Reguladora do Estado do Ceará. Vamos levar nossa expertise para que possamos desenvolver projetos que melhorem a vida das pessoas, em áreas como transporte e saneamento”, disse o reitor.

Segundo Cândido, a ideia é fazer as primeiras sondagens e articulações para que, em breve, sejam apresentados convênios e projetos de cooperação, a fim de qualificar determinados serviços do Estado que são acompanhados pela ARCE.

Hélio Winston argumentou que os setores de transporte e saneamento ‒ que seriam a prioridade da parceria ‒ estão passando por grandes transformações, especialmente nas grandes cidades, exigindo cada vez mais planejamento e trabalho integrado.

“Precisamos da academia, no caso a UFC, para desenvolver projetos nessas áreas”, disse o presidente, acrescentando ainda que a questão de resíduos sólidos é outro campo com potencial de trabalho conjunto entre as duas instituições.

Também participaram da reunião o integrante do Conselho Diretor da ARCE, Jardson Cruz, e o pró-reitor adjunto de Extensão da UFC, Prof. Rogério Mâsih. Uma nova reunião será agendada para os próximos dias, com a participação de representantes do Centro de Tecnologia e do Centro de Ciências da UFC, dando sequência às tratativas para a futura assinatura de um termo de cooperação.

SOBRE A ARCE ‒ Vinculada ao Governo do Estado, a ARCE é uma autarquia especial, dotada de autonomia orçamentária, financeira, funcional e administrativa. Criada em 1997, a Agência exerce a regulação dos serviços públicos prestados nos setores de energia elétrica, água e esgoto, gás combustível e transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331