Artigos de pesquisadores da UFC são premiados no XV Encontro de Economia Ceará em Debate

Imagem: foto de uma mulher de dois homens segurando um certificadoA Universidade Federal do Ceará foi destaque no XV Encontro de Economia Ceará em Debate ao conquistar prêmios pelos melhores artigos acadêmicos apresentados no evento. O encontro, ocorrido no início de novembro em Fortaleza, premiou os três melhores trabalhos sobre ações que têm efeitos diretos sobre a economia e a sociedade cearense.

O destaque foi para o artigo “Aumentar a qualidade da escola é o bastante? Evidências para o Ceará”, de autoria dos professores Rafael Barbosa, do Departamento de Economia Aplicada da UFC, e Alesandra Benevides, do Curso de Ciências Econômicas da UFC em Sobral; e do egresso do Curso de Ciências Econômicas naquele campus, Daniel Ribeiro. Os autores do artigo vencedor receberam R$ 4 mil.

O trabalho teve o objetivo de entender o efeito sobre o desempenho dos estudantes em matemática no final do ensino médio dadas as diferenças nos aspectos cognitivos e na qualidade da escola. Os resultados indicam que políticas que melhoram a qualidade da escola tendem a não impactar os alunos da mesma maneira.

“Estudantes com baixo interesse reduzem o benefício de estudar em boas escolas quando comparados a estudantes com elevado interesse. Assim, para que haja integral efeito do aumento da qualidade da escola é preciso utilizar políticas complementares que focalizem nos aspectos não cognitivos que moderam o impacto sobre diferentes tipos de estudantes”, concluem.

Os outros trabalhos premiados foram: “Impactos distributivos do Projeto Jovem de Futuro”, de autoria dos professores Alesandra Benevides, do Curso de Ciências Econômicas da UFC em Sobral; Ricardo Brito Soares, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN), e Sandra Valéria Araújo Macedo, mestre em Economia pelo CAEN; e “Public Sector Overall Efficiency: an application in the Ceará State - Brazil”, produzido por Ricardo de Castro Pereira e Christiano Modesto Penna, professores do CAEN; Francisco Germano Carvalho Lucio, doutorando em Economia pela UFC; Witalo de Lima Paiva, analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE); e Sandy Dall´erba, professor da Universidade de Illinois (Estados Unidos).

ENCONTRO – Promovido pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), o Encontro de Economia Ceará em Debate ocorre desde 2005 como um espaço de discussões sobre as perspectivas econômicas e sociais do Estado. Neste ano, o evento contou com apresentação de 12 artigos acadêmicos relacionados aos temas Geografia/Segurança Pública; Economia do Setor Público; e Economia Social/Educação.

Os trabalhos apresentados no evento estão disponíveis no site do encontro.

Fonte: Diretoria do Campus da UFC em Sobral – fone: (88) 3695 4601