CAPES e DAAD lançam edital de bolsas de doutorado na Alemanha

Imagem: O objetivo da CAPES e do DAAD é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha (Foto: divulgação)A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançaram o edital do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha, com oferta total de até 65 bolsas para estudantes brasileiros, em todas as áreas do conhecimento.

Candidatos devem se inscrever via formulário eletrônico e entregar a documentação até as 17h do dia 20 de dezembro, em uma das quatro modalidades: doutorado pleno, doutorado sanduíche, doutorado sanduíche com cotutela ou doutorado sanduíche curto. O link de inscrições e todas as informações sobre a duração de cada bolsa e os valores e benefícios a serem concedidos estão disponíveis no edital do programa.

O objetivo da CAPES e do DAAD é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha, em todas as áreas de conhecimento. Os candidatos aprovados serão apoiados com recursos financeiros oriundos do orçamento da CAPES ou do DAAD. A agência brasileira financiará até 30 bolsas na Alemanha, enquanto o DAAD bancará até 35 bolsas.

Os resultados serão divulgados até maio de 2020, e os bolsistas iniciarão suas atividades a partir de outubro do mesmo ano.

O DAAD Brasil realizará um seminário on-line (webinar) sobre o programa de bolsas de doutorado no dia 20 de novembro, em link a ser divulgado em breve no site do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC (PROINTER) ‒ fone: (85) 3366 7333