UFC e Instituto Myra Eliane retomam parceria e lançam concurso de monografias

Reunião entre a gestão da UFC e representantes do Instituto Myra ElianeA gestão da Universidade Federal do Ceará e o Instituto Myra Eliane, entidade cearense sem fins lucrativos voltada para a área da educação, abriram diálogo para implementação de novas parcerias na área educacional.

O reitor Cândido Albuquerque se reuniu, na manhã desta segunda-feira (18), com o presidente do instituto, Igor Queiroz Barroso, com a diretora, Valéria Serpa, e com o professor da UFC Luís Sérgio Santos, assessor da entidade, para definir uma série de ações – dentre elas, o relançamento do Concurso de Monografias Pequena História do Ceará – uma Releitura da Obra de Raimundo Girão, segundo concurso realizado pelo Myra Eliane em parceria com a UFC.

A solenidade oficial de lançamento será realizada no dia 28 de novembro, em local a ser anunciado. O objetivo do concurso é estimular universitários e pesquisadores de todo o País a escrever sobre a obra e homenagear o advogado, historiador, escritor e político brasileiro Raimundo Girão, que em seu livro Pequena História do Ceará, de 1953, retrata a história do Estado desde o descobrimento do Brasil.

O edital do concurso, que já havia sido lançado, foi republicado com alterações no cronograma, de modo a ampliar o prazo para participação. Conforme o novo cronograma, as inscrições estarão abertas a partir de 3 de dezembro de 2019, encerrando-se no dia 27 de março de 2020, e devem ser feitas no site. Os trabalhos devem ser enviados até 3 junho de 2020.

Os autores das três melhores monografias receberão os seguintes prêmios: 1º lugar: R$ 10 mil e um iPhone; 2º lugar: R$ 5 mil e um notebook; e 3º lugar: R$ 3 mil e um iPad.

Os representantes da instituição discutem novas parceriasPARCERIAS – Além do lançamento do Concurso de Monografias, o reitor e os diretores do Instituto Myra Eliane discutiram novas formas de aproximação. Segundo o presidente Igor Queiroz, uma das ideias é que estudantes da UFC possam realizar estágio no complexo do Instituto Myra Eliane, localizado em Caucaia e composto por quatro equipamentos: centro de educação infantil, centro de formação profissional, centro de etnias e área esportiva.

“A educação é um instrumento transformador. Nós estamos retomando os trabalhos com a UFC, queremos dar continuidade à parceria, e achamos que esse encontro vai trazer uma evolução. A perspectiva é muito boa”, comemorou Igor Queiroz.

A aproximação das instituições poderá se dar, ainda, nas áreas de educação a distância, educação básica, valores humanos na primeira infância e formação de professores. O reitor Cândido Albuquerque afirmou que a Universidade poderá contribuir, por exemplo, por meio do Instituto UFC Virtual, da Pró-Reitoria de Graduação e da Faculdade de Educação.

Durante a reunião, o reitor aceitou o convite dos diretores para conhecer pessoalmente o Complexo do Instituto Myra Eliane. “É uma honra. Gostaria de convidar os pró-reitores para conhecê-lo. Estamos com projetos conjuntos e vamos estreitar essa relação”, afirmou o Prof. Cândido Albuquerque.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331