Reitor empossa novos titulares da Ouvidoria-Geral e das Secretarias de Governança e Acessibilidade

Foto da posse dos novos titulares da Ouvidoria-Geral e das Secretarias de Governança e de AcessibilidadeO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, deu posse, na manhã desta quarta-feira (20), a três novos integrantes da equipe de gestão. Os professores Sidney Guerra, Cláudio Marques e Fernanda Cláudia da Silva são, respectivamente, os novos diretores da Ouvidoria-Geral e das Secretarias de Governança e de Acessibilidade da UFC.

Ao lembrar que a Instituição é uma das melhores universidades do País, o reitor destacou que uma das metas da nova gestão é “avançar” para que a UFC possa permanecer entre as melhores do Brasil e também ser reconhecida no cenário internacional.

Segundo ele, é preciso que a Universidade dialogue com a sociedade, produzindo novos conhecimentos a partir das necessidades da comunidade. “É neste sentido que estamos buscando construir a nova administração da UFC, com uma percepção moderna, de que é preciso aprimorar as nossas práticas”, disse.

Veja outras imagens da posse no Flickr da UFC

Ao novo ouvidor-geral da UFC, o reitor pediu sensibilidade. “É ouvir mesmo, saber onde erramos, onde acertamos”, destacou, lembrando que a Ouvidoria recebe muitas críticas, mas também muitos elogios. Para ele, é preciso que o setor concentre-se no diálogo e, ao receber uma crítica, possa considerar não apenas a reclamação pontual, mas ter a sensibilidade de verificar se existem outros aspectos a ela relacionados que podem ser melhorados. “É na crítica que a gente verifica o erro e pode corrigir”, apontou.

Foto do discurso do reitor Cândido Albuquerque na posse dos novos diretoresNa área de Acessibilidade, o Prof. Cândido observou que ainda existem problemas de infraestrutura que precisam ser solucionados nos campi. “Não podemos permitir que a acessibilidade seja uma barreira para nossos alunos, professores e servidores. Temos de acolhê-los bem”, comentou, já destacando o papel da Secretaria de Governança em planejar e dialogar com a administração superior a fim de cumprir as metas estabelecidas.

“Nossa missão é levar a Universidade para o patamar que ela merece. Ela já está bem, mas ela merece um patamar muito maior do que nós temos”, ressaltou o reitor.

NOVOS DIRETORES – Docente do Departamento de Direito Privado e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, Sidney Guerra Reginaldo foi coordenador do Curso de Direito na UFC de 2016 a 2019. Como ouvidor-geral, pretende continuar o trabalho já desenvolvido no setor, melhorando a partir das críticas e dos elogios recebidos.

“Minha perspectiva é dar continuidade ao trabalho que já vem se desenvolvendo e melhorar cada vez mais essa comunicação, porque a Ouvidoria, antes de tudo, é um meio de comunicação para ajudar a gestão, ajudar toda a administração a melhorar”, comentou.

Novo diretor da Secretaria de Governança, Cláudio de Albuquerque Marques é professor do Departamento de Fundamentos da Educação. Foi pró-reitor de Graduação de 2015 a 2018 e atuou como membro titular da Câmara de Governança das áreas-fins da UFC. Agora, pretende mostrar à comunidade acadêmica que a governança é algo positivo que precisa se tornar presente em cada unidade da Instituição.

“O desafio é fazer com que a gente alcance nossos objetivos previstos no PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional] de uma forma muito mais tranquila e garanta à sociedade a entrega e a oferta de serviços de excelente qualidade”, considerou o Prof. Cláudio.

O reitor Cândido Albuquerque entrega o termo de posse para a Profª Fernanda Cláudia da SilvaÀ frente da Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui), Fernanda Cláudia da Silva é professora do Departamento de Direito Público da UFC. Foi também coordenadora de Programas Acadêmicos da Faculdade de Direito e subchefe do Departamento de Direito Público. A ideia, segundo ela, é atuar na secretaria de modo a “incluir e abraçar a causa” das pessoas com deficiência.

“[Vamos trabalhar] para tentar resolver todos os gargalos que a gente tem encontrado ao longo do tempo, seja de questão arquitetônica, seja pessoal e outros problemas que vão surgindo a partir do momento que a gente vai recebendo pessoas com deficiência”, destacou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331